Ultima atualização em 11 de Julho de 2023 às 15:07

Habilitação de aprovados e cadastro de reserva da 2ª chamada será de 17 a 21 de julho

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) convoca todos os candidatos aprovados em 2ª chamada e em cadastro de reserva do Processo Seletivo Regular (PSR), do Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI) e do Processo Seletivo Especial Quilombola (PSEQ) para realizarem a habilitação institucional, de forma presencial, no período de 17 a 21 de julho.

A habilitação é a última etapa dos processos seletivos e consiste na entrega dos documentos que comprovam os dados informados no ato da inscrição. Essa etapa é obrigatória: aqueles que não apresentarem os documentos no prazo definido perderão o direto à vaga na Ufopa.

Orientações – É preciso ter atenção às instruções contidas no edital de habilitação referente ao processo seletivo de que se está participando, com atenção especial para datas, horários, locais e listas de documentos.

Os candidatos devem trazer documentos originais e cópias. Os cotistas dos grupos G1 ao G4 do PSR devem ainda atentar à documentação de renda exigida, tanto pessoal quanto do seu grupo familiar.

As dúvidas sobre a documentação poderão ser esclarecidas por meio do e-mail habilita@ufopa.edu.br.

Como é a habilitação – A primeira etapa é a filtragem, para a conferência preliminar e distribuição de senha àqueles que estiverem com a documentação completa.

Depois, o candidato é atendido pela equipe de análise da documentação. O resultado da análise documental é informado imediatamente após conferência dos documentos pela pessoa responsável.

Em seguida, quem tiver habilitação deferida passa pelo cadastro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) para gerar o número de matrícula. Por fim, ocorre a digitalização dos documentos do discente para inserção no sistema.

O candidato que tiver habilitação indeferida poderá recorrer apresentando recurso, de forma presencial, no prazo de dois dias, após a publicação do resultado preliminar da habilitação.

PSR

• Quem deve se habilitar? Candidatos classificados em 2ª chamada + cadastro reserva.

• Onde? No campus do curso em que foi aprovado, não se podendo habilitar em campus diverso.

• Quando?

• Classificados em cursos do Campus Santarém devem comparecer de 17 a 21 de julho, no horário das 9h às 12h;

• Classificados nos cursos dos campi Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná, de 17 a 21 de julho, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h.

• Quais os documentos a serem apresentados? Os documentos obrigatórios para todos os classificados estão listados no Anexo IV do edital de habilitação do PSR. Os cotistas dos grupos G1 a G4 devem apresentar ainda os documentos de renda, contidos no Anexo V.

• Quais as instruções para os PcDs? A avaliação médica pericial deverá ser realizada de 10 a 18 de julho, mediante agendamento por e-mail, conforme as instruções contidas no item 6 do edital.

Consulte todas as publicações sobre o PSR 2023.

PSEI e PSEQ

• Quem deve se habilitar? Candidatos classificados em 2ª chamada no PSEI e no PSEQ.

• Onde? No campus do curso em que foi aprovado, podendo habilitar-se ainda em campus diverso.

• Quando?

• Quais os documentos a serem apresentados? Os documentos estão listados no item 3 dos editais de habilitação do PSEI e do PSEQ.

Consulte todas as publicações sobre o PSEI 2023 e PSEQ 2023.

11/07/2023