Ultima atualização em 14 de Julho de 2022 às 13:38

Histedbr abre inscrições para curso de extensão em formato remoto

A “Quarta com Ciência do Histedbr Ufopa”, atividade na qual são desenvolvidos estudos críticos de textos na área da educação, com temáticas relacionadas aos projetos do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA”, abrirá inscrições para curso de extensão em formato remoto. Os encontros, que possibilitam a integração dos docentes, técnicos, estudantes de graduação e pós-graduação entre si e com a comunidade externa, serão quinzenais e sempre às quartas-feiras.

No segundo semestre de 2022, o curso promoverá o estudo de textos das obras A ideologia da competência, de Marilena Chauí, publicado em 2022, e O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços da era digital, publicado em 2018, de autoria de Ricardo Antunes. Espera-se que os participantes dos encontros, que ocorrerão em formato de curso de extensão, possam realizar uma leitura crítica das transformações no mundo do trabalho a partir dos textos que serão estudados.

O curso de extensão ocorrerá no período de 17 de agosto a 7 de dezembro de 2022, das 17h às 19h, com carga horária de 40 horas. O formato será remoto, por meio de salas virtuais do Google Meet, e seguirá a dinâmica de exposição dos apresentadores, seguida de debates com os demais participantes.

Público-Alvo – Integrantes do grupo Histedbr-Ufopa, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação nacionais e internacionais, professores da educação superior e da educação básica e demais interessados no tema. O período de inscrição vai de 30 de junho a 30 de julho de 2022, estando disponíveis 55 vagas. Será emitida certificação de 40 horas para os inscritos que cumprirem o mínimo de 75% de participação.

Referências das obras que serão discutidas no curso:

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços digitais. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2018. 325 p.

CHAUI, Marilena. A ideologia da competência. Belo Horizonte: Autêntica; São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2022. (Escritos de Marilena Chaui, 3).

Contato: grupohistedbrufopa@gmail.com

Saiba mais na página da Procce aqui.

Comunicação/Ufopa, com informações da Procce

13/07/2022