Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 17 de Dezembro de 2018 às 16:24

I Corrida da Ufopa promove inclusão social e integração com a comunidade


Palavras como superação, solidariedade e motivação ajudam a traduzir o que foi a I Corrida de Rua da Ufopa, realizada na manhã de sábado, 8 de dezembro, feriado municipal em Santarém. No total, os participantes foram quase 500 pessoas, entre servidores, alunos e integrantes da comunidade. O percurso de 5 km percorreu as três unidades da Ufopa (Tapajós, Rondon e Amazônia). A largada ocorreu por volta das 7h30; poucos antes os corredores fizeram alongamentos. Durante a corrida  as crianças participaram de atividades lúdicas.

Superação – Aluno do curso de Engenharia de Pesca da Ufopa, Waldinei Vasconcelos, que é cego, decidiu correr “para fazer inclusão”.  Esta já a sua terceira competição. Eu quis saber por que ele faz questão de participar: “Para mostrar que essa minha limitação não é motivo para ficar imobilizado. Acho importante a Ufopa incentivar a prática desse esporte”. Para cumprir o percurso ele recebe a ajuda voluntária de um policial militar. E por falar em solidariedade...

Solidariedade – Mas e quem está numa cadeira de rodas? Também pode participar, sim. É o que os nos conta o corredor Carlos Araújo, um dos integrantes do grupo “Pernas Solidárias”, que iniciou as atividades em 2016. Eles adquiriram, na época, um triciclo para ajudar crianças com necessidades especiais a participar de corridas de rua. Hoje já são três equipamentos. “A nossa proposta é promover a inclusão social de crianças cadeirantes e também estimular os pais deles a praticarem de atividade física, e a gente tem conseguido atingir esse objetivo”. Atualmente o grupo apoia 8 cadeirantes a correrem em triciclos. “Infelizmente, nem sempre todos podem participar, por causa de problemas de saúde: eles sofrem de baixa imunidade. Aqui na corrida da Ufopa estamos com três crianças”.

Motivação – Aos 58 anos, Francisca Lima é uma das mais animadas entre os corredores. Ela começou a correr há um ano e meio, incentivada pelo médico Fábio Botelho. “Comecei a correr para driblar a morte. Já perdi meus três irmãos mais velhos. Daí eu pensei: a próxima serei eu. Então, decidi começar a correr, procurei o grupo Reduken do Dr. Fábio Botelho, e agora eu nem lembro que vou morrer um dia. Sei que vou morrer, mas não estou mais tão ansiosa. Durmo bem, estou muito melhor”, comemora.

Benefícios da corrida – Leonice Cardoso, 45 anos, nem sabe mais de quantas corridas participou. Praticante assídua das corridas de rua, para ela a iniciativa da Ufopa foi "fantástica". “É mais uma corrida para gente participar”. Mas por que praticar esse esporte? “A princípio eu comecei a correr para perder peso, mas hoje eu corro para ter saúde, disposição. A adrenalina da corrida é maravilhosa. Eu incentivo todos a correrem”.

Professor de educação física, Teodoro Florêncio é treinador pessoal em academias de Santarém. É um dos coordenadores do Grupo Justa Medida, que se reúne no Parque da Cidade três vezes por semana. Ele diz que só neste ano já participou de 15 corridas e espera que esta entre para o circuito de corridas de Santarém. Ele ressalta os benefícios da corrida para o corpo e para a mente. “São muitos os benefícios: além de melhorar a qualidade de vida e eliminar o excesso de peso, a corrida contribui para a longevidade saudável”.

A vice-reitora, Aldenize Xavier, que ajudou na distribuição de água e na coleta de resíduos, concorda que a corrida entre para o circuito oficial da cidade: “Ano que vem queremos envolver muito mais pessoas, mais alunos, mais servidores”.

A diretora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (DDGP), Prof. Gabriela Bianchi, explica que a ideia inicial era abranger apenas a comunidade acadêmica, mas depois a decisão foi abrir para a comunidade externa. “O objetivo foi promover a integração entre a comunidade da Ufopa e a comunidade externa. Hoje constatamos o sucesso, chegamos perto das 500 inscrições”.

Bianchi afirma ainda que a organização da corrida já está pensando em ampliar para o ano que vem: “Queremos expandir, incluindo uma caminhada e um percurso de 10 km, além deste de 5 km que estamos cumprindo hoje”. Em 2019, a Corrida da Ufopa deverá ocorrer como parte das comemorações dos 10 anos de criação da universidade.

Esta foi a primeira corrida oficial do reitor da Ufopa, Hugo Alex Carneiro Diniz, que é praticante de corrida de rua. Diniz conquistou o segundo lugar em  sua categoria, mas ele teve mais motivos para comemorar: “Um dos pilares do nosso projeto – que apresentamos à comunidade e que começamos a executar há quase 9 meses –  é a palavra conexão. Nós queremos estar próximos da comunidade e dos diversos atores que trabalham pelo desenvolvimento da região. É um grande privilégio estar coordenando essa grande equipe da universidade, em especial da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), que promoveu esta I Corrida de Rua, nesta data tão especial para a comunidade católica de Santarém”, afirmou, referindo-se ao feriado de 8 de Dezembro, Dia da Padroeira da cidade.

Minha história – Peço licença aos leitores para lhes contar um pouco da minha história. Eu também cumpri os 5 km do percurso desta corrida. Não alcancei lugar no pódio, mas me senti igualmente vitoriosa. Eu comecei a correr em 2011; dois anos depois, em 2013, tive que parar para tratar um câncer de tireoide. Foi uma luta árdua, mas eu cheguei até aqui sem sinais da doença. Voltei a correr pouco mais de um ano depois do tratamento. As competições das quais já participei – já foram mais de 20 – me ajudaram a vencer o câncer. Não foi fácil. Não é fácil. O corpo pesa, o cansaço é grande. Mas eu sigo firme no trajeto, às vezes rápido, às vezes nem tanto. Mas sempre cruzo a linha de chegada. Então, até a próxima corrida...

Lenne Santos - Comunicação Ufopa

9/12/2018

Confira aqui as fotos da corrida.

Leia também: I Corrida da Ufopa reúne quase 500 pessoas

Foto: Ayla Tapajós (Comunicação/Ufopa)

Notícia em destaque