Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 30 de Maio de 2023 às 12:04

I Festival de Arte e Cultura da Ufopa: Confira a programação dos campi regionais


Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o I Festival de Arte e Cultura da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) ocorrerá no período de 31 de maio a 2 de junho de 2023 em Santarém e nos campi regionais de Alenquer, Itaituba, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. Organizado pela Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), por meio da Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC), o evento intercampus tem por objetivo estimular a presença da arte e da cultura no ambiente educacional, além de reconhecer, valorizar e promover o direito à vida cultural, tanto na universidade quanto nas comunidades do entorno.

Alenquer – No Campus Alenquer o Festival de Arte e Cultura da Ufopa ocorrerá na sexta-feira, 2 de junho, com uma exposição de produtos artísticos, como pinturas, fotografias, artesanatos, desenhos e outros de servidores, estudantes e artistas externos. Aberta ao público, a exposição será realizada das 14 às 18 horas, no saguão do campus, situado na Rua Beatriz do Vale, bairro da Independência.

À noite, a partir das 19 horas, será realizada a Festa Junina – Arraiá do Cale, com diversas apresentações culturais e artísticas de alunos e servidores do Campus: Banda Cale, Grupo Express’Art, recital de poesias, grupo junino Pérola Negra, Quadrilha do Cale, Rainha Caipira do Cale e outros.

Confira a programação completa AQUI.

Mais informações: http://www.ufopa.edu.br/alenquer/

Itaituba – Em Itaituba, a programação do Festival de Arte e Cultura terá início no dia 1º de junho, a partir das 19 horas, com abertura oficial, recitação de poemas, apresentação de dança e exibição do documentário “Os vestígios de onde eu vim”, de Lucca Adib Reis de Souza Escóssio. O Festival prossegue na sexta-feira, 2 de junho, à tarde, com a realização de duas oficinas: “A utilização da sétima arte como ferramenta de ensino”, com Lucca Adib; e “A dor da cor”, com Ana Caroline Germano de Oliveira.

À noite, a partir das 19 horas, será realizada a festa de encerramento, com apresentações culturais e musicais: Banda Musical BIS, Grupo Cia D’Art “Coração da Terra”, Grupo Devant, Quadrilha Caipiras do Sertão, Teatro Oficina “Casamento na roça” e Quadrilha da Ufopa. O Campus Itaituba fica localizado na Rua Universitária, bairro de Maria Madalena.

Confira a programação completa AQUI.

Mais informações: http://www.ufopa.edu.br/itaituba/

Monte Alegre – Em Monte Alegre, as apresentações artísticas comandadas pelos estudantes da Ufopa ocorrerão na sexta-feira, 2 junho, a partir das 19h30, na área de convivência do campus, situado na Travessa Major Francisco Mariano, bairro Cidade Alta. Durante o evento, será exibido o webdocumentário “Rita: memórias de uma pescadora pinta-cuia”, produzido por Luan Patrick. Também haverá a exposição “Fauna Aquática da Amazônia em amigurumi”, montada por Fabiane Souza, além da apresentação da Dança do Pescador, criada por Janderson Batista. A atração musical fica por conta de Haroldinho dos Teclados.

Confira a programação completa AQUI.

Mais informações: http://www.ufopa.edu.br/montealegre/

Óbidos – Com o tema “Mostra a tua arte”, a I Roda de Conversa de Fazedores e Fazedoras de Arte e Cultura de Óbidos será realizada na quarta-feira, 31 de maio, a partir das 8h30, no miniauditório Profa. Maria Valdeci R. da Costa, Campus da Ufopa, situado na Rua Prefeito Nelson Souza, bairro do Perpétuo Socorro. O evento visa a ser um espaço de encontro de agentes culturais para troca de experiências de suas vivências artísticas e os desafios encontrados. Além do debate com a participação de artistas e produtores locais, a programação contará com exposição artística nos corredores do campus e varal literário. Já as oficinas de fotografia básica, desenho artístico e teatro com lendas e mitos de Óbidos ocorrerão na sexta-feira, 2 de junho, na sala 1.

Confira a programação completa AQUI.

Mais informações: http://www.ufopa.edu.br/obidos/

Oriximiná – Em Oriximiná, a programação do Festival de Arte e Cultura da Ufopa ocorrerá na sexta-feira, 2 de junho, com a realização das oficinas culturais, pela manhã, e do Cine Cori às 15 horas. A partir das 17h30, haverá show cultural com apresentação musical, de teatro e de coletivos quilombola e indígena, além de quadrilha.

Confira a programação completa AQUI.

Mais informações: http://www.ufopa.edu.br/oriximina/

Comunicação/Ufopa
29/05/2023

Matéria relacionada:

Notícia em destaque