Ultima atualização em 13 de Dezembro de 2018 às 18:50

I Workshop do Projeto em Rede Várzeas e Ribeiras reúne pesquisadores em Oriximiná

Foi realizado no campus da Ufopa em Oriximiná o I Workshop do Projeto em Rede Várzeas e Ribeiras, em parceria com a Fapespa. O evento aconteceu nos dias 10 e 11 de dezembro e foi coordenado pelo Prof. Dr. Domingos Diniz, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) da Ufopa.

Várzeas e Ribeiras é um projeto em rede que conta com a participação de diversos pesquisadores da Ufopa e do Instituto Federal do Pará (IFPA) que trabalharão em conjunto desenvolvendo pesquisas que contribuam para o melhoramento da cadeia produtiva do pescado e da meliponicultura. Além disso, o projeto atua na difusão de conhecimentos para os alunos, por meio do modelo de pirâmide acadêmica.

Na oportunidade, os participantes puderam ter acesso ao formato em que está desenhado o projeto e também discutiram as questões logísticas necessárias para os próximos passos.

A integração da rede proposta ocorre a partir de duas regiões de várzeas selecionadas: a região que compreende a foz do rio Nhamundá e seu entorno, localizada no município de Oriximiná (sub-rede Nhamundá), e a região de várzea do rio Amazonas, próximo à jusante de Santarém (sub-rede Maicá). /media/file/site/ufopa/imagens/2018/7ad97dfa5e5729ac3a6c05a64b7e24bf.jpg

Participantes - Além do coordenador do projeto, estiveram presentes outros pesquisadores, como Fabrizia Sayuri Otani e José Delfin Figueiredo Filho, que trabalharão com indicadores nutracêuticos de valorização da carne de tambaqui; Vanessa Holanda Righetti de Abreu e Graciene Conceição dos Santos, que desenvolverão pesquisa sobre a implantação de meliponicultura nas áreas de várzea do Baixo Amazonas; e o Prof. Élcio Meira da Fonseca Júnior, que irá trabalhar com estudos de germinação, crescimento e composição química de espécies frutíferas com potencial antioxidante.

Participaram ainda o coordenador da pesquisa de reflorestamento de áreas ciliares em várzea, Cauan Ferreira Aráujo; os pesquisadores Miguel Angelo de Oliveira Canto e Nelson José Feijão, que expuseram a pesquisa "Contribuição do aquecimento da água, exercício físico motivado e dieta com frutos antioxidantes para valorização da carne do tambaqui"; e Josiane de Almeida Paulino, que irá desenvolver pesquisa em possíveis propriedades nutracêuticas da carne de tambaqui (Colossoma macropomum) alimentado com polpa de açaí (Euterpe oleracea).

Comunicação/Ufopa, com informações da organização do evento

13/12/2018

Fotos: Ediego Batista