Ultima atualização em 6 de Novembro de 2023 às 11:52

Iced lança projeto-piloto para criação do Centro de Línguas Estrangeiras

A ação é fruto de parceria estratégica entre a Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais e o instituto

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio do Instituto de Ciências da Educação (Iced), está lançando projeto-piloto para criação do Centro de Línguas. O projeto será constituído, inicialmente, por cinco turmas, sendo quatro de língua inglesa e uma de francesa. As vagas serão distribuídas da seguinte forma: o curso de língua inglesa terá 15 vagas para docentes, 15 vagas para servidores técnico-administrativos e 30 vagas para estudantes; já para o curso de língua francesa serão cinco vagas para docentes, cinco para servidores técnico-administrativos e cinco para estudantes.

A ação é fruto de uma parceria estratégica entre a Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni) e o Iced. “A atividade que estamos iniciando agora é um projeto-piloto, que vai nos oferecer a possibilidade de, após aplicado, analisar os resultados e nos dar a base de que precisamos para trabalhar na criação do Centro de Línguas, que é uma ação que consta no nosso plano de gestão. É um compromisso nosso com a comunidade acadêmica e com a sociedade”, afirmou a diretora do Iced, Profa. Dra. Lademe Correia de Sousa.

As inscrições para a formação das turmas se iniciam dia 6 de novembro de 2023 e vão até 10 de novembro de 2023. Os interessados em participar devem acessar o link que será disponibilizado no site do Instituto de Ciências de Educação da Educação.

Sobre as aulas – A aulas serão ministradas aos sábados, das 9 às 12h, e se iniciarão dia 11 de novembro de 2023. Haverá uma aula extra no feriado de 15 de novembro. A perspectiva da Arni e do Iced é de expandir as opções de idiomas em edições futuras, bem como ofertar provas de proficiência. Essa iniciativa visa a atender às demandas crescentes por profissionais fluentes em idiomas estrangeiros e fortalecer a formação acadêmica e profissional dos participantes.

“O projeto foi construído por um grupo de docentes do curso de Licenciatura em Letras e tem como objetivo oferecer cursos de idiomas, inicialmente inglês e francês, para alunos, servidores técnico-administrativos e docentes”, afirmou o Prof. Dr. Raimundo Nonato vieira Costa, que está à frente do projeto.

Para Costa, o lançamento do projeto-piloto do Centro de Línguas marca um importante passo em direção à internacionalização da universidade e “amplia as possibilidades de ingresso dos discentes em programas de pós-graduação, fornecendo aos membros da comunidade acadêmica a oportunidade de aprimorar suas habilidades linguísticas e, assim, expandir suas perspectivas acadêmicas e profissionais”, completou.

06/11/2023