Ultima atualização em 25 de Março de 2024 às 12:05

Laber recebe prêmio internacional

Laboratório de Energias Renováveis do IEG foi reconhecido por universidade americana

O projeto "Convergência Energética para Comunidades Amazônicas Fora da Rede", desenvolvido pelo Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) em parceria com a Universidade Estadual de Michigan (MSU, Estados Unidos), recebeu do Escritório de Divulgação e Engajamento da MSU o Prêmio de Parceria Distinta para Bolsa de Estudo Internacional Engajada na Comunidade. A premiação reconheceu três professores da MSU de três faculdades: Emilio Moran (Geografia, CGCEO, CSS); Maria Claudia Lopez (Sustentabilidade Comunitária, CANR); Rachel Mourão (Jornalismo); e seus parceiros brasileiros Roberval Santos e Lázaro Silva, ambos docentes do IEG.

O projeto foi financiado pela National Science Foundation e pela Mott Foundation para fornecer pela primeira vez, a comunidades isoladas e fora da rede, acesso a eletricidade limpa e confiável.

Para garantir a viabilidade e a sustentabilidade dos sistemas energéticos fora da rede em áreas remotas, as comunidades precisam de ser autossuficientes na gestão e reparação dos seus próprios sistemas. O projeto desenvolveu-se num processo de co-design participativo, envolvendo as comunidades, para instalar painéis fotovoltaicos, turbinas hidrocinéticas e microrredes para satisfazer as necessidades das comunidades.

De acordo com os coordenadores, o projeto incluiu capacitação de membros das comunidades, pelo Laboratório de Energias Renováveis (Laber) do IEG, sobre como instalar e gerenciar seus microssistemas de energia. A premiação terá, além do reconhecimento do trabalho, um valor em dinheiro aos membros da equipe.

“O Laboratório atuou como executor nesse projeto, desenvolvendo todas as atividades de projeto, especificação e instalação dos Sistemas Fotovoltaicos que foram destinados às comunidades parceiras do projeto, além de executar três treinamentos de capacitação para os comunitários: dois treinamento em operação e manutenção básica de sistemas fotovoltaicas off grid e oficina Sobre Gestão de Sistemas Comunitários de Geração de Energia Elétrica off Grid”, explicou o professor Lázaro Silva, um dos coordenadores do projeto.

Comunicação/Ufopa, com informações do projeto
21/03/2024

Equipe do Laber/IEG no projeto premiado internacionalmente. Foto: Acervo do projeto.