Ultima atualização em 11 de Novembro de 2019 às 16:11

II Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas começa dia 12

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) promove no período de 12 a 14 de novembro de 2019, em Santarém (PA), a II Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas (Fecitba-PA), evento que visa estimular a iniciação científica na Educação Básica, por meio da produção de trabalhos acadêmicos que valorizem a experimentação, a inovação e a utilização de métodos científicos. Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o evento ocorrerá na Unidade Tapajós, situada no bairro do Salé, Campus Santarém.

Organizada pelo Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC) do Instituto de Ciências da Educação (Iced), a II Fecitba contará com a apresentação de 100 trabalhos científicos aprovados produzidos por alunos dos municípios de Santarém, Alenquer, Óbidos, Itaituba, Monte Alegre e Oriximiná. Diversificada, a programação também integra outros eventos associados, como a V Feira Pedagógica de Informática Educativa, promovida anualmente pelo Núcleo Tecnológico Municipal (NTM), no dia 13; e a X Mostra Científica do Clube de Ciências da Ufopa, no dia 14 de novembro. Já os minicursos e oficinas serão realizados no dia 12, na Unidade Rondon.

Para o coordenador da II Fecitba-PA, Dércio Pena Duarte, da Ufopa, o evento tem como principal objetivo reunir trabalhos realizados pelas escolas no âmbito da investigação científica, com ênfase em projetos e iniciativas que visem mudar a realidade da população: “Feiras no mundo inteiro têm trazido soluções muito criativas e inovadoras para vários problemas da população. Nesse sentido, o nosso objetivo é poder reunir vários desses trabalhos produzidos na nossa região”.

Programação - A abertura oficial da II Fecitba ocorrerá nesta terça-feira, dia 12, a partir das 18 horas, no auditório da Unidade Tapajós, com apresentação teatral e palestra do professor Ivo Leite Filho, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), sobre o tema “Os vazios científicos da popularização da ciência no Brasil: A necessidade de ampliar a participação de jovens na Ciência e Tecnologia”. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Ivo Leite Filho atua como consultor para formação de professores nas orientações de projetos de pesquisas na educação infantil, fundamental, média e técnica e coordena desde 2011 a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências do Mato Grosso do Sul (FETECMS).

Na quarta-feira, dia 13, a programação prossegue no Centro de Convivência (Serraria) da Unidade Tapajós, com apresentação de trabalhos científicos produzidos por alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano), das 9 às 12 horas; e do ensino médio e do EJA, das 14 às 17 horas. No mesmo local, também haverá a exposição da V Feira Pedagógica de Informática Educativa, evento promovido pelo Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) com o objetivo de socializar os trabalhos e projetos desenvolvidos nas escolas da rede pública por meio dos laboratórios pedagógicos de informática educativa.

À tarde, a partir das 15 horas, no auditório da Unidade Tapajós, haverá roda de conversa com professores da educação básica sobre o tema “Feiras de Ciências e Iniciação Científica”. Em seguida, o professor Jesus Cardoso Brabo, do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (UFPA), ministra a palestra “Iniciação científica infantojuvenil na Amazônia paraense”.

Na quinta-feira, dia 14, também no Centro de Convivência (Serraria) da Unidade Tapajós, haverá a exposição de trabalhos produzidos por alunos do Ensino Técnico e Profissionalizante, das 9 às 12 horas; e do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid/Ufopa), das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas. Já a X Mostra Científica do Clube de Ciências da Ufopa também ocorrerá, no mesmo local, das 14 às 16 horas. Em seguida, a partir das 16h30, no auditório da Unidade Tapajós, será a vez da palestra “Ensino com Pesquisa e suas contribuições à renovação do ensino de Ciências”, a ser ministrada pelo professor Cristhian Corrêa da Paixão, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Confira a programação completa no site do evento: https://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/IIFECITBA2019.

Mais informações pelo telefone (93) 2101-3609 ou pelo e-mail fecitba.ufopa@gmail.com.

Serviço: II Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas (Fecitba-PA)

• Data: 12 a 14 de novembro de 2019
  • Local: Unidade Tapajós, Campus Santarém