Ultima atualização em 27 de Novembro de 2023 às 16:17

II Seminário Inovatec Sociobio discute pesquisa e inovação como meio de valorização do conhecimento tradicional

Evento ocorrerá de 28 a 29 de novembro, no auditório da Unidade Tapajós, Campus Santarém.

De 28 a 29 de novembro de 2023 será realizado em Santarém (PA) o II Seminário Inovatec Sociobio, que abordará o tema “Pesquisa e inovação como meio de valorização do conhecimento tradicional”. De caráter técnico-científico, o evento é destinado à comunidade acadêmica e profissionais com interesse em sociobiodiversidade e bioeconomia. Além disso, o seminário pretende reunir profissionais, comunidades, pesquisadores e estudantes engajados na promoção da sociobiodiversidade em todo o Brasil.

Promovido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em parceria com a organização internacional não governamental The Nature Conservancy (TNC), o seminário contará com conferências, palestras, mesas-redondas e sessão de apresentação dos resultados dos projetos realizadas no âmbito do Programa Inovatec Sociobio. A programação ocorrerá, das 8 às 18 horas, no Auditório da Unidade Tapajós, situada no bairro Salé.

A promoção da saúde em comunidades tradicionais, a sociobiodiversidade como estratégia de desenvolvimento comunitário, o papel das comunidades locais no manejo da andiroba, o potencial bioativo de espécies vegetais são temas que serão apresentados e discutidos durante o evento, que é coordenado pela professora Iracenir Andrade dos Santos, do Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural (IFII).

Confira a programação completa aqui.

Resultante da parceria entre a Ufopa e The Nature Conservancy (TNC), o Programa Inovatec Sociobio visa a impulsionar o desenvolvimento de projetos na linha de pesquisa da sociobiodiversidade, por meio do apoio a iniciativas vinculadas à universidade, especialmente, envolvendo indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, e que contribuam para o desenvolvimento social e econômico da sociobiodiversidade da região.

Comunicação/Ufopa, com informações da organização do evento
27/11/2023