Ultima atualização em 22 de Outubro de 2018 às 11:00

II Simpósio Regional Norte de Farmacognosia ocorrerá dias 25 e 26 de outubro na Ufopa

O II Simpósio Regional Norte de Farmacognosia (II SRNF) será realizado nos dias 25 e 26 de outubro de 2018, no auditório da Unidade Tapajós, Campus de Santarém da Ufopa. O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Farmacognosia, em parceria com a Ufopa, e contará com a participação de pesquisadores de renome nacional na área de plantas medicinais da Amazônia.

A abertura ocorrerá dia 25, a partir das 8h30, com a presença do reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz; do presidente da Sociedade Brasileira de Farmacognosia, Leopoldo Baratto; do diretor do Instituto de Saúde Coletiva (Isco), Waldiney Pires Moraes; e da coordenadora do curso de Farmácia da Ufopa, Flávia Garcez da Silva.

Em seguida, haverá a palestra “Pesquisa e Inovação na Área de Produtos Naturais na Amazônia”, a ser ministrada pelo ex-reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), José Carlos Carvalho, que é membro titular da Academia Nacional de Farmácia. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Fármacos do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde da Unifap, José Carvalho possui cinco livros publicados e dois produtos tecnológicos registrados, além de vasta experiência na área de farmácia, com ênfase em ensaios biológicos.

A partir das 10h30, a professora Kariane Mendes Nunes, do Isco, ministrará a palestra “Aplicação farmacêutica e cosmética sob a ótica promissora da biodiversidade amazônica”. Em seguida, será a vez do professor Wagner Luiz Ramos Barbosa, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que falará sobre Etnofarmácia. Doutor em Ciências Naturais pela Universidade de Bonn-Alemanha, Wagner Barbosa é membro titular da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica da UFPA.

Confira aqui a programação completa do evento.

Fazem parte da Comissão Organizadora da Ufopa, os docentes do curso de Farmácia do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) Bruno Alexandre da Silva, Gabriela Bianchi dos Santos e Kariane Mendes Nunes; a professora Rosa Helena Veras Mourão, que ministrará, no dia 26, a palestra "Atividade biológica de óleos essenciais da Amazônia"; além de técnicos e alunos do instituto.

Mais informações no site https://simposiognosianorte.wixsite.com/srnfarmacognosia.

Serviço: II Simpósio Regional Norte de Farmacognosia

• Data: 25 e 26 de outubro de 2018