Ultima atualização em 20 de Abril de 2023 às 15:18

III Ciclo de Debates em Gestão Pública de Alenquer homenageia Benedicto Monteiro

Encontro ocorre nos dias 19 e 20 de abril, a partir das 19h.

Em 2024 o advogado, político e escritor paraense Benedicto Monteiro somaria 100 anos. Autor de tetralogia sobre o homem amazônico, é o grande homenageado do III Ciclo de Debates em Gestão Pública: Sociedade, Natureza e Territórios na Amazônia, evento da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) que se inicia hoje, 19 de abril de 2023, em Alenquer, terra natal do autor de Verde Vagomundo, Minossauro, Terceira Margem e Aquele Um.

O conjunto da obra foi gestado durante a ditadura empresarial-militar (1964-1985), conjuntura que influencia a composição da narrativa, a exemplo dos recortes sobre eventos nos campos da política, da economia e das ciências que atravessam o período. Deputado cassado, o comunista de Alenquer empreende uma abissal imersão em sua cidade, onde registra infindáveis horas de gravação com os sujeitos da região, marcada pela dinâmica das águas, uma civilização das várzeas. As especificidades da linguagem conferem singularidade e universalidade à obra.

Promovido pelo curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional, ofertado pela Ufopa em seu Campus Alenquer por meio do Programa de Educação e Formação Superior do Estado do Pará (Forma Pará), o ciclo de debates será transmitido ao vivo, a partir das 19h, no YouTube pelo Canal do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais na Amazônia (GPDAM) da Ufopa. Os professores da Ufopa Rogério Almeida e Márcio Benassuly são os responsáveis pela organização do evento.

Wanda Monteiro, filha de Benedicto Monteiro, igualmente advogada e poeta, radicada na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, participa de forma remota da primeira mesa, com o tema “Sociedade, Natureza e Economia”. O debate também contará com a participação dos professores Abílio Pachêco de Souza, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e autor de uma tese sobre a obra de Benedicto Monteiro na Universidade de Campinas (Unicamp); e Gilberto Marques, professor de Economia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e autor do livro Amazônia: riqueza, degradação e saque.

O professor Abílio Pachêco, ao recuperar resenha do crítico e ensaísta de estatura mundial, Benedito Nunes, datada de 1973, sobre a obra inaugural de Monteiro, Verde Vagamundo, realça, “rompendo as limitações do regionalismo, integre, numa narrativa universalmente representativa, o mais característico e o mais peculiar, tanto do meio físico e cultural quanto do estado das relações humanas, inclusive sociais e políticas, duma região quase sempre desgastada pela má literatura”.

A terra e as relações de poder que ela engendra também são temas cotejados na obra do literato. Neste sentido, o segundo dia do ciclo, 20 de abril, coloca em primeiro plano os sujeitos para discutir a “Questão fundiária no Oeste do Pará: territórios e sujeitos em movimento”. Integram a mesa um representante do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Paraíso; Cândido Cunha, técnico do Incra; Herena Neves Maués, do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA); e o professor Luiz Viegas, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Ufopa.

Programação: III Ciclo de Debates Sobre Gestão Pública: Sociedade, Natureza e Territórios na Amazônia

• Mesa 1: Sociedade, Natureza e Economia

• Palestrantes: Prof. Gilberto Marques (UFPA); Prof. Abílio Pacheco (Unifesspa); Wanda Monteiro, advogada e escritora.

• Mediador: Prof. Dr. Rogério Almeida

• Mesa 2: Questão fundiária no Oeste do Pará: territórios e sujeitos em movimento

• Palestrantes: Herena Maués (Ministério Público do Estado do Pará); Cândido Cunha (Incra); Prof. Luís Viegas (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Ufopa); e representante da Associação do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Paraíso (Alenquer).

• Mediador: Prof. Dr. Márcio Benassuly

Comunicação/Ufopa, com informações da organização do evento
19/04/2023