Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 10 de Outubro de 2019 às 13:57

III Semana da Geofísica segue até 11 de outubro com programação intensa


Com o tema “Geofísica de Exploração na Amazônia”, a III Semana da Geofísica ocorre na Ufopa, em Santarém, de 7 a 11 de outubro. O evento, que envolve profissionais e estudantes da área, conta com a participação de pesquisadores de universidades federais e órgãos de pesquisas, além de empresas de mineração e de petróleo.

A solenidade de abertura do evento, realizada no dia 8 de outubro no auditório da Unidade Tapajós, contou com a presença da vice-reitora da Ufopa, Profa. Aldenize Xavier Ruela, do diretor do Instituto de Engenharia e Geociências, Prof. Júlio Tota, do coordenador do curso de Geofísica, Prof. Carlos Guerra, e do aluno Erverlon Chaves, que ali representou a classe discente do curso de Geofísica.

A vice-reitora aproveitou a ocasião para destacar a retomada do debate no meio acadêmico acerca da criação de institutos temáticos na Universidade, como, por exemplo, o Instituto de Geociências, abarcando as áreas de Geofísica, Geologia e Física. O tema deve ser pauta da próxima reunião do Consun, dia 9 de outubro, quando também será avaliado o novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ufopa.

Após a solenidade, o público teve a oportunidade de participar da palestra do professor Cícero Roberto Teixeira Regis, da Faculdade de Geofísica da Universidade Federal do Pará (UFPA) e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Geofísica do Petróleo (INCT/GP). Cícero destacou os 40 anos de criação da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf), entidade que reúne mais de quatro mil membros integrantes do setor da Geofísica no Brasil.

Sobre o evento - Promovida pelo curso de Geofísica, a Semana visa a estimular o ingresso e divulgar a carreira de geofísico, franqueando aos participantes o acesso a temas atuais de pesquisa na área, por meio de cursos introdutórios e palestras com especialistas renomados.

“Nosso objetivo é contribuir com a formação dos estudantes dos cursos de Física, Geologia e Geofísica, trazendo mais conhecimento sobre a área de exploração mineral e de petróleo, além de divulgar o nosso curso em Santarém e no País”, esclarece a professora da Ufopa Cíntia Trindade Rocha, da organização do evento.

Programação - Na quarta-feira, dia 9, no auditório da Unidade Tapajós, haverá apresentação de trabalhos e palestras sobre diversos temas da área. Um dos destaques será a palestra sobre a indústria petrolífera brasileira, a ser proferida pela pesquisadora Eliane Peterson, da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Outro destaque será a mesa-redonda sobre o mercado de trabalho, que ocorrerá na sexta-feira, 11 de outubro, a partir das 17 horas, no auditório da Unidade Tapajós. Intitulada “A profissão de geofísico no Brasil e no mundo”, a mesa contará como integrantes membros da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGF) e de empresas do ramo de exploração mineral do estado do Pará.

Confira a programação completa no site do evento.

Mais informações: https://geofisicaufopa.wordpress.com/.

Comunicação/Ufopa

9/10/2019

O evento prossegue até a próxima sexta-feira, 11.

Notícia em destaque