Ultima atualização em 28 de Novembro de 2023 às 16:11

Inauguração da Agroindústria Samaúma Produtos Naturais será na quinta-feira, dia 30

Agroindústria é resultado de trabalho da extensão universitária em parceria com produtor rural da agricultura familiar.

Nesta quinta-feira, 30 de novembro de 2023, a partir das 9 horas, será inaugurada no Assentamento Tapera Vermelha, em Santarém (PA), a Agroindústria Samaúma Produtos Naturais, que tem como foco principal a produção e comercialização de óleo de andiroba. Durante o evento, haverá o lançamento do Selo de Inspeção Municipal (SIM), com a presença da Secretaria de Agricultura de Santarém (Semap), e entrega dos certificados do curso de boas práticas da cadeia produtiva de óleos vegetais, promovido pelo Centro de Estudos em Manejo e Sistemas Florestais Integrados (Cemi), vinculado à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

“O Selo de Inspeção Municipal é um passo importante para que o produtor rural possa comercializar o seu produto, do qual é garantido o padrão de qualidade necessário para atender às exigências da Anvisa. Desta forma, os produtos poderão estar rotulados e expostos nas prateleiras de farmácias, supermercados e comércios em geral no município de Santarém”, explica o professor Everton Almeida, do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) da Ufopa.

Pertencente ao produtor rural da agricultura familiar Adamor Abernardo Marques dos Santos, a agroindústria Samaúma contou com a parceria do Centro de Estudos em Manejo e Sistemas Florestais Integrados (Cemi), que deu suporte para sua implantação por meio do projeto de pesquisa “Estudo de sistemas agroflorestais e manejo florestal em comunidades ribeirinhas do Baixo Amazonas, município de Santarém – PA”. Coordenado pelo professor doutor Rafael Rode, do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), o projeto conta com financiamento da Fapespa/Interpará.

Outra ação realizada pelo Cemi foi a oficina de melhoria das práticas da cadeia produtiva de óleo de andiroba para os produtores familiares, que também contou com a participação de estudantes de graduação do curso de Engenharia Florestal da Ufopa. A atividade de extensão, que contou com 30 participantes, foi promovida no âmbito do projeto “Boas Práticas no Manejo da Cadeia Produtiva de Andiroba”.

Serviço: Inauguração da Agroindústria Samaúma Produtos Naturais

• Data: 30 de novembro de 2023

• Horário: 9 horas

• Local: Comunidade Samaúma, Assentamento Tapera Velha, situado na rodovia PA-370, em Santarém (PA)