Ultima atualização em 10 de Março de 2020 às 16:51

Inaugurado o Restaurante Universitário da Ufopa

Em vez do tradicional descerramento da placa, o Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) foi inaugurado pelo primeiro giro da catraca que dá acesso ao salão de refeições. A escolhida para esta ação foi a estudante Gernilane Caldeira Sousa, aluna do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ). Ela concluiu sua graduação na Ufopa em 2016. “Desde o início da minha graduação no curso de Zootecnia, em 2011, eu esperava por este momento. E agora, na pós-graduação, eu consegui fazer a minha refeição aqui no RU. É uma conquista e estou muito feliz”, afirmou, com a primeira bandeja servida durante o almoço desta segunda-feira, 9 de março.

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/2cc5de5392fee57727c47e86b6b0306e.jpg
Reitora em exercício Aldenize Xavier faz o pimeiro giro na catraca para
Gernilane Caldeira Sousa, primeira aluna a ser servida no RU.
Foto: Luena Barros, 9/3/2020.

Universitários, docentes e técnicos administrativos lotaram o restaurante, inaugurado durante uma solenidade rápida e significativa, no fim da manhã deste primeiro dia de operações. A conclusão e o funcionamento do RU põem fim a uma espera de sete anos. “Na data que consta no contrato, a obra estava prevista para ser concluída entre o período de 2013 e 2014”, relembrou a reitora em exercício, Aldenize Xavier, que em seu pronunciamento fez um histórico da obra. Ela agradeceu à empresa santarena LMS, executora da obra, fez referência ao arquiteto José Freire, responsável pelo projeto feito pela empresa DPJ, e agradeceu o emprenho de todos os envolvidos no trabalho, que resultou na conclusão do prédio.

“Agora iniciamos uma nova fase na história da universidade, na forma como a gente faz a inclusão e a defesa da autonomia da instituição, com base na entrega de resultados e no não desperdício dos recursos públicos. O desperdício dos recursos públicos é algo que precisa ser combatido fortemente por todos nós”. Xavier lembrou ainda a parceria com os estudantes, por meio do Diretório Central dos Estudantes (DCE). “O movimento estudantil estava junto conosco construindo o que é o RU hoje, e foi por essa parceria que nós conseguimos vencer as dificuldades e sair de uma previsão inicial de servir 400 refeições para a realidade de hoje, na qual estamos oferecendo diariamente mil refeições”, concluiu.

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/8f61c0a88f834ad8749ad45fbb1a3150.jpg

Reitora em exercício, Aldenize Xavier, durante seu pronunciamento.
Foto: Luena Barros (9/3/2020).

Homenageados – Em todas as falas durante a solenidade os presentes ressaltaram a mobilização e empenho dos servidores para a conclusão da obra e funcionamento do RU. “Muitos trabalharam muito além do seu horário de expediente”, lembrou o superintendente da Sinfra, Vitor Viana. E alguns desses servidores foram homenageados. Receberam placas de honra ao mérito: Raimundo Afonso Barra, Daniel Santos Castro, Glemisson José Gomes da Silva; Tulio Pereira de Souza; Renato Santiago, Rogério Cruz, Christian Rebouças, Vítor Viana e Wellington de Araújo Gabler.

Funcionamento do RU – O Restaurante Universitário integra o Programa Nacional de Alimentação e Nutrição (Pnan) que tem como objetivo melhorar as condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, mediante a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, articulando política, ética e sustentabilidade na produção de refeições.

Será administrado pelo Comitê Gestor de Implantação do Restaurante Universitário e terá como usuários os estudantes matriculados nos cursos de graduação e de pós-graduação da Ufopa e de outras instituições de ensino superior que estejam desenvolvendo atividades acadêmicas aqui. Também serão contemplados os servidores ativos e outros colaboradores eventuais de outras instituições a serviço da Ufopa.

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/2a02628c686a662f4656d16df56f5d21.jpg
Primeiras refeições servidas durante a inauguração do RU da Ufopa.
(Foto: Luena Barros, 9/3/2020)

O RU vai funcionar de segunda a sexta-feira, servindo almoço no horário de 11h a 14h. O valor da refeição é R$ 7,94 (servidores). Já os alunos terão a refeição subsidiada com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e vão pagar R$ 3,00.

Presenças na mesa solene de inauguração – Além da reitora em exercício, Aldenize Xavier, e do presidente do Comitê de implantação do RU e pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Rogério Cruz, compuseram a mesa solene de abertura os alunos Igor Santos (DCE) e Ágata Pereira Pinto (Coletivo juntos), os servidores Edson Almeida (pró-reitor de Gestão Estudantil, em exercício) e Vítor Viana (superintendente de Infraestrutura), e o representante da empresa LMS, Augusto César Oliveira Lopes.

Logo após a solenidade, a reitora em exercício Aldenize Xavier explicou as regras de funcionamento do RU, relembrando a necessidade de os alunos efetuarem o seu cadastro para terem acesso às refeições. O cadastro poderá ser feito até o próximo dia 20 de março.

A inauguração foi encerrada com o almoço, servido de graça a todos os presentes. O servidor Renato Santiago (CTIC), um dos homenageados e que também ajudou na implantação do sistema eletrônico de catraca, foi um dos primeiros a experimentar a novidade: “Comida e ambiente excelentes! Os alunos terão uma comida de excelente qualidade, e fazer parte deste fato, que é histórico para a universidade, é fantástico”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/b58c40c3055c09be77cb07d9f6923e06.jpg
Cantora Priscila Castro, ex-aluna da Ufopa, apresenta-se
durante inauguração do RU.
Foto: Luena Barros, 9/3/2020.

Lenne SantosComunicação

9/3/2020

Fachada do RU. Foto: Luena Barros, 9/3/2020.