Ultima atualização em 3 de Outubro de 2018 às 13:31

Instalado o Fórum Interno de Graduação da Ufopa

Durante cerimônia presidida pela pró-reitora de Ensino de Graduação, Solange Ximenes, foi instalado, na segunda-feira, 1º de outubro, o Fórum Interno de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).  O regimento interno do Fórum foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consep), por meio da Resolução 183, de 10 de fevereiro de 2017 e atualizado em 20 de julho de 2018. Na mesa de trabalho estavam representantes dos docentes, técnicos e discentes da Ufopa Multicampi.

Ressaltando a integração entre ensino, pesquisa e extensão, Ximenes referiu-se ao termo “construção coletiva”: “Nós entendemos que em espaços democráticos como este a universidade vai crescer, se consolidar. Essa construção coletiva vai apontar caminhos, vai apontar respostas para o trabalho da universidade em nossa comunidade”.

Também participaram da mesa de instalação do Fórum de Graduação o pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), Marcos Prado, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), Rogério Cruz, o representante discente Jessé Vital, do curso de Agronomia do campus de Juruti, e Rômulo Viana, servidor técnico do campus de Óbidos.

A mesa de abertura foi composta na noite da segunda-feira e contou com a presença do reitor Hugo Alex Diniz e da vice-reitora Aldenize Xavier. Durante sua fala, Diniz relembrou o tempo em que foi aluno (1991) e em seguida ingressou como professor (2004) da então Universidade Federal do Pará (UFPA) em Santarém. Também fez referência à carta aberta que escreveu à comunidade universitária, há cerca de dois anos, em que fazia referência à “obstrução dos espaços de construção coletiva dentro da universidade”. E reiterou a importância do Fórum de Graduação. “Nosso propósito é a construção de inteligência coletiva. Eu defendo que essa construção passa pelos órgãos colegiados, que têm um papel fundamental no que diz respeito à construção e à efetivação de uma política de graduação dentro da Ufopa”. Diniz ressaltou ainda a participação dos representantes dos campi de fora de sede.

A conferência de abertura, intitulada “Ensino de Graduação: Desafios e Perspectivas em uma Universidade Multicampi”, foi proferida pela Prof. Dra. Wilma Baia (UFPA). Ela apresentou um panorama das universidades multicampi da região Norte. “São 14 no total, dez federais e quatro estaduais”. Seguiu fazendo explanações sobre os desafios e as perspectivas da manutenção do que classificou uma “administração descentralizada”. Falou também sobre interdisciplinaridade e formação docente, utilizando-se de suas pesquisas com foco no ensino de história, sua área de atuação. Entre os desafios levantados, foi enfática: “O principal deles é irmos além dos nossos próprios interesses e considerarmos as necessidades dos envolvidos”.

Na tarde desta quarta-feira, ocorre no auditório Wilson Fonseca da Unidade Rondon a mesa-redonda “Acesso e Permanência de Estudantes Indígenas e Quilombolas nas Universidades”, com a participação do Prof. Dr. Jonildo Viana dos Santos, da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Encerramento - O evento encerra-se na noite desta quarta-feira, 3, às 18h, com a mesa de encerramento "Fóruns de Graduação: Instrumentos de Construção das Políticas de Graduação das Universidades", também com a participação da Profa. Solange Ximenes (Ufopa) e da Profa. Dra. Wilma Baia (UFPA).

3/10/2018

Mesa de instalação do Fórum de Graduação da Ufopa. Foto: Lenne Santos.