Ultima atualização em 23 de Março de 2021 às 13:04

Isco/Ufopa em parceria oferece curso de extensão Saúde Coletiva e Periferias

A partir do próximo dia 26 de março estarão abertas as inscrições para o curso de extensão on-line Saúde Coletiva e Periferias, organizado a partir de uma rede de parcerias entre movimentos sociais, coletivos, grupos e universidades e instituições de ensino superior públicas e privadas em todo o país. A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) faz parte dessa parceria a partir do Instituto de Saúde Coletiva (Isco), com a participação de um professor e duas alunas.

O projeto foi articulado a partir da Universidade Emancipa e do InformaSUS, projeto de extensão da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, SP).

O curso, que será oferecido de forma gratuita, visa a oferecer formação transdisciplinar que integra os saberes do movimento sanitário em interface com a educação popular. É aberto a estudantes, profissionais, lideranças e demais pessoas interessadas na temática.

As atividades ocorrerão a partir de encontros virtuais no YouTube da Rede Emancipa, às terças-feiras, das 19h às 20h30, e de conversas abertas pelo Google Meet, aos sábados, das 10h às 11h30. A programação vai do dia 4 de maio ao dia 3 de julho de 2021. Haverá certificação de 30 horas.

Chamadas abertas para atividades de extensão e culturais

A partir dessa parceria, foram lançadas duas chamadas internacionais como estratégia para compor e aquecer a rede de parceiros na criação e oferta do Curso Saúde Coletiva e Periferias. Há o edital de apoio a projetos e ações de extensão relacionados ao tema saúde coletiva e periferias, voltado às Universidades e Instituições de Ensino Superior para que ofertem, ao público do curso, atividades de extensão transdisciplinares e articuladas com as lutas sociais, no formato de ações, projetos e cursos.

A chamada para atividades culturais saúde coletiva e periferias é um convite aos artistas, grupos, coletivos e movimentos sociais, de qualquer lugar do mundo, para que façam ofertas de vivências, intervenções, manifestações e atos que intensifiquem as pautas tratadas no curso, junto ao seu público.

Informações sobre o curso e os editais no site https://www.informasus.ufscar.br/curso-saude-coletiva-e-periferias/.

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/b26ff7b98368fbb980658dc1acd4ed9c.png

Comunica/Ufopa