Ultima atualização em 13 de Outubro de 2021 às 13:04

IX Jornada Acadêmica da Ufopa: sobre o II Fórum Integrado de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil

O II Fórum Integrado de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil é de responsabilidade da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) e tem como fundamentos legais as seguintes normativas: Resolução nº 299/2019/Consepe/Ufopa (Regimento do Fórum Integrado de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil da Ufopa); Resolução nº 200/2017/Consepe/Ufopa (Política de Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Ufopa); e Resolução nº 210/2017/Consepe/Ufopa (Política de Assistência Estudantil da Ufopa).

O evento, de natureza consultiva, propositiva, indicadora e de acompanhamento na área de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil no Ensino Superior, tem por finalidade o assessoramento da pró-reitora de Gestão Estudantil, dos diretores das unidades acadêmicas e dos coordenadores dos cursos de graduação e de pós-graduação da Ufopa e se caracteriza por ser um espaço permanente de discussão e atuação nas garantias de direitos.

O II Fórum Integrado de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de outubro, contará com mesas temáticas e apresentações culturais com transmissão pelo canal da Jornada no YouTube.

Na terça-feira, dia 19, a mesa de abertura será às 15h30 com a Apresentação do relatório final do I Fórum Integrado de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil (2019). Às 17h haverá a mesa temática Acessibilidade e ensino superior: um diálogo intersetorial e interinstitucional, com palestra da professora Ravele Bueno Goularte (UFSM) e mediação da professora Daiane Pinheiro (Ufopa), além de participação de representante estudantil.

No dia 20, serão realizadas três mesas temáticas. A primeira, às 15h, terá como tema Acolhimento psicológico no âmbito da assistência estudantil e o contexto do Ensino remoto emergencial. Vão participar: Milena Poça e Viviane Canto, psicólogas de referência da Assistência Estudantil da Ufopa; e o professor Fábio Lobato (Ufopa), coordenador do projeto "Impactos psicossociais da pandemia: construindo um observatório de saúde mental com enfoque nos discentes e docentes dos cursos de pós-graduação".

A segunda mesa temática, às 16h, traz como tema Os desafios da assistência estudantil em tempos de pandemia. Vão participar: professora Maísa Miralva da Silva (assistente social na UFG e pró-reitora de Assuntos Estudantis, coordenadora do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil – FONAPRACE, órgão assessor da ANDIFES) e representantes estudantis, com mediação de Vanessa Rodrigues de Sousa (assistente social na Ufopa).

A terceira mesa, às 19h, destacará Ações Afirmativas: os dez anos da Lei n° 12.711/2012 (Lei de Cotas) e a implementação das Comissões de Heteroidentificação nas universidades brasileiras. Participação: professora Matilde Ribeiro (ex-ministra da Igualdade Racial e professora da UNILAB); professor Sandro Augusto Silva Ferreira (pró-reitor de Ações Afirmativas da UFSB, membro da coordenação nacional do FONAPRACE, 2020-2021, e membro do Observatório das Políticas Afirmativas/OPA – FONAPRACE), com mediação do professor Alan Augusto Moraes Ribeiro (Iced/Ufopa) e participação de representantes estudantis.

A programação completa e demais informações sobre o II Fórum Integrado de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil podem ser acessadas no site da Jornada Acadêmica.

Confira o convite

07/10/2021, atualizado em 08/10/2021