Ultima atualização em 25 de Outubro de 2022 às 15:57

JIUFOPA: Jogos Intercampus 2022 deverão reunir cerca de 500 estudantes atletas

A Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) lançou edital nº 27/2022 para concessão de auxílio financeiro a alunos da Ufopa que participarão da edição 2022 dos Jogos Intercampus da Ufopa (JIUFOPA). O objetivo é viabilizar a participação de alunos de graduação dos campi da Universidade (Alenquer, Juruti, Itaituba, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná) nos Jogos que ocorrerão em Santarém, no período de 4 a 15 de novembro de 2022.

Através do edital, cada aluno selecionado receberá um auxílio de R$ 400,00 para despesas com alimentação e transporte durante os Jogos. No total, serão concedidos 180 auxílios financeiros, 30 para cada campus. Os auxílios serão custeados com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

Em virtude da pandemia, que não permitiu a realização dos Jogos nos dois últimos anos, poderão participar desta edição estudantes matriculados na Ufopa nos dois últimos períodos letivos. Ao todo, serão aproximadamente 500 atletas, distribuídos em 15 equipes: dos campi Alenquer, Juruti, Oriximiná, Óbidos, Itaituba e Monte Alegre; do Diretório Acadêmico Indígena (Dain); do Coletivo de Estudantes Quilombolas (CEQ); do polo de Rurópolis; e das unidades acadêmicas do campus-sede, Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), Instituto de Ciências da Educação (Iced), Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) e Centro de Formação Interdisciplinar (CFI).

As equipes disputarão em modalidades coletivas (basquete, vôlei, futsal, handebol e futebol society), em duplas (vôlei de areia) e individuais (xadrez, tênis de mesa, atletismo e natação). As partidas serão realizadas em locais do campus da Ufopa em Santarém e também em locais externos, como no Colégio Dom Amando e na Universidade Estadual do Pará (UEPA). Além de promover a integração da comunidade acadêmica, os Jogos servirão como seletiva de estudantes atletas que poderão representar a Ufopa em futuras competições.

Integrando a programação da X Jornada Acadêmica, o JIUFOPA está na décima edição. O evento é coordenado pela Coordenação de Esporte e Lazer da Proges, pelas comissões desportivas dos campi e pelos representantes das equipes.

19/10/2022