Ultima atualização em 30 de Junho de 2023 às 14:48

Laboratório de Sementes Florestais da Ufopa inicia credenciamento junto ao Mapa

O Laboratório de Sementes Florestais (LSF) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) deu início ao processo de credenciamento junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o que permitirá a prestação de diversos serviços para a comunidade externa. Vinculado ao Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), o LSF é destinado ao ensino, pesquisa e extensão universitária.

“No Laboratório são realizadas atividades de pesquisa e tecnologia com as diversas espécies amazônicas, aulas práticas das disciplinas afins, e fica disponível para toda a comunidade acadêmica para realizar trabalhos diversos com a gama de equipamentos que ele possui”, explica o professor Everton Almeida, do Ibef. O laboratório conta com um responsável técnico, um técnico de laboratório, estagiários e professores que atuam na área da silvicultura tropical.

A primeira etapa do credenciamento foi marcada por uma visita técnica in loco no dia 30 de maio de 2023, com a participação dos fiscais agropecuários Estevam Castelo, do Mapa, e Betânia Cabral, da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará); e da professora Demora Araújo, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Pela Ufopa, acompanharam a vistoria o professor Everton Almeida e o técnico de laboratório Anselmo Araújo, atual coordenador do LSF. “A segunda etapa será agendada pelo Mapa, e as inconformidades identificadas durante a visita já estão sendo sanadas”, afirma Everton Almeida.

Estevam Castelo (Mapa); Betânia Cabral (Adepará); Everton Almeida e Anselmo Araújo (Ufopa); Demora Araújo (Ufra).

O credenciamento de laboratórios junto ao Ministério da Agricultura visa a atender, de forma complementar, aos programas e controles oficiais do ministério, suprindo demandas por ensaios laboratoriais excedentes e não atendidas pelos laboratórios do próprio Mapa. Com o credenciamento, o Laboratório de Sementes Florestais da Ufopa poderá emitir laudos e certificados de lotes de sementes, além de entrar na rede de laboratórios oficiais do sistema do Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem).

“Alguns serviços que poderão ser prestados à sociedade são a análise de sementes, como teste de germinação, pureza, peso de mil sementes, sementes por quilo, tempo médio de germinação, sincronismo, velocidade de germinação, análise de armazenamento (ortodoxa e recalcitrante), emissão de boletins de análises, biometria de sementes, certificação e laudo de lotes de sementes, armazenamento e expedição de sementes”, explica o pesquisador Everton Almeida.

26/06/2023