Ultima atualização em 22 de Setembro de 2021 às 09:09

Lançado edital do Mestrado Profissional em Letras

Serão ofertadas 590 vagas em 48 universidades públicas do Brasil, entre elas a Ufopa.

Coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e ofertado por 48 universidades públicas associadas em todo o Brasil, o Mestrado Profissional em Letras (Profletras) em rede nacional teve edital lançado nesta quinta-feira, 16. O objetivo é capacitar professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental no Brasil. A Ufopa é uma das instituições que compõem a rede desde 2014. O Profletras está ofertando 590 vagas. O candidato deve ficar atento ao quadro de vagas, anexo ao edital, em diversas regiões do país.

O Profletras é um curso semipresencial, com oferta simultânea nacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de mestre em Letras. Em razão do estado atual de emergência sanitária decorrente da pandemia causada pela Covid-19, as aulas poderão, excepcionalmente, ser ofertadas por meio remoto, com atividades síncronas e assíncronas, e deverão ser ministradas de segunda a sábado, conforme determinação do colegiado local de cada unidade que integra a rede.

O ingresso no Profletras se dá através do Exame Nacional de Acesso e é destinado a candidatos que atendam a todos os seguintes requisitos: a) ser portador de diploma de curso superior de licenciatura em Letras, habilitação Português, devidamente registrado no Ministério da Educação; b) ser professor de Língua Portuguesa do ensino fundamental (1º ao 9º ano), em escola da rede pública de ensino do Brasil, regularmente admitido e pertencente ao quadro permanente de servidores; e c) estar ministrando aula de Língua Portuguesa em qualquer ano do ensino fundamental (1º ao 9º ano).

A inscrição será realizada, exclusivamente, via internet, a partir das 8 horas do dia 27 de setembro, com encerramento previsto para as 23h59 do dia 24 de outubro de 2021, observado o horário local de Brasília.

A taxa de inscrição será de R$ 90,00. Para se inscrever, o candidato deverá observar os procedimentos estabelecidos no site da Comperve, no qual estarão disponíveis o edital e o formulário de inscrição.

A seleção será em duas etapas, sendo a primeira com prova escrita, que consistirá de análise de memorial, e a segunda com prova oral, por meio de entrevista.

Acesse AQUI o edital do processo seletivo Profletras.

Para se inscrever e acompanhar as etapas do processo seletivo, acesse o site da COMPERVE.

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/ebda6ad10ab6e9b2adeb5f23375824f4.jpeg

16/09/2021