Ultima atualização em 7 de Fevereiro de 2024 às 12:11

Lançado o novo Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufopa (2024-2031)

Documento já está disponível para consulta no site do PDI.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) disponibiliza para a comunidade acadêmica e o público em geral a versão digital do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), com vigência para o período de 2024 a 2031. Ação de mais alto nível da Universidade, o PDI congrega o planejamento estratégico e de resposta à regulação. Nesse sentido, estabelece elementos como plano de metas, projeto pedagógico institucional, políticas de gestão institucional, previsão de expansão de novos cursos, entre outros, e descreve a infraestrutura, pessoal, oferta atual de cursos e outras informações necessárias em atendimento à legislação regulatória.

“O ano de 2031 já aparece em nosso horizonte. Ainda que alguns detalhes não possam ser definidos – pela incerteza inerente à distância do tempo –, os contornos já estão traçados. Justo por ser uma afirmação coletiva, vamos perseverar unidos para perseguir tais contornos e para construir o que for necessário para alcançarmos o destino almejado”, afirma a reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, na apresentação do documento.

Elaborado sob a condução da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), por meio da Diretoria de Avaliação e Informações Institucionais (Diavi) e da Coordenação de Desenvolvimento Institucional (CDI), o documento está dividido em sete capítulos principais: Perfil Institucional; Projeto Pedagógico Institucional (PPI); Gestão Institucional; Infraestrutura Física; Capacidade e Sustentabilidade Financeira; Planejamento da Expansão de Cursos; e Avaliação e Acompanhamento.

“O PDI 2024-2031 é documento fruto de um amplo debate, fundamentado em ideias e informações, expressando resultados a perseguir, possibilidades e estratégias para alcançar a visão de futuro que definimos conjuntamente. Vejo o PDI como um documento que expressa o amadurecimento da nossa comunidade acadêmica e dos nossos setores, resultando em políticas e objetivos desafiadores, porém exequíveis”, afirma o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cauan Ferreira Araújo. “Entendo que o PDI carrega a importância de um compromisso coletivo, traçado de forma democrática, ampla e muito consciente. Desse compromisso coletivo, vão se desdobrar decisões e ações que, bem orientadas, pela organização estratégica definida, resultarão em avanços significativos para nossa universidade e para toda a região do Oeste do Pará”.

As diretrizes que nortearam sua elaboração foram: vigência de oito anos, com atualização programada em quatro anos, em vista do esforço de planejamento para a construção e a necessidade de escalonamento de ações em prazo mais longo; uso de painéis de apoio e documentos complementares, colaborando para que o documento seja mais compreensivo e contenha informações atualizadas; e utilização como referência para os Planos de Desenvolvimento das Unidades (PDU) com vigência de quatro anos, objetivando assegurar o planejamento tático necessário para a concretização da estratégia.

Acesse aqui a versão digital do PDI 2024-2031 e os documentos complementares.

Mais informações sobre o processo de elaboração do PDI podem ser consultadas em http://pdi.ufopa.edu.br.

07/02/2024

Reitora Aldenize Xavier fala sobre o PDI 2024-2031 da Ufopa:

PDI 2024-2031 da Ufopa

Documento já está disponível para consulta no site do PDI.