Ultima atualização em 5 de Maio de 2020 às 09:43

Lapmat da Ufopa aponta que o Pará é o segundo estado brasileiro onde casos da Covid-19 se duplicam mais rapidamente

O Laboratório de Aplicações Matemáticas (Lapmat) da Universidade Federal do Oeste do Pará vem acompanhando desde o final do mês de março a evolução dos números da Covid-19, desenvolvendo o Painel Covid com números relacionados à pandemia. A ferramenta reúne dados e gráficos que mostram o avanço do vírus no estado do Pará, incluindo números de casos confirmados e óbitos por município. O painel também informa sobre índices nacionais, estratificados por estado.

De acordo com a última atualização do painel, feita na sexta-feira, 1º de maio, sobre a duplicidade dos casos acumulados por estado, o Pará assumiu a segunda colocação geral, ultrapassando o Amazonas. O Maranhão segue como o estado onde o vírus se propaga com maior velocidade, a cada 3,57 dias.

No Pará a duplicidade ocorre a cada 3,78 dias, e no Amazonas a cada 3,84 dias. Porém, os números também apontam um dado positivo aos paraenses. Mesmo que o Pará tenha subido uma posição no ranking, considerando-se que na atualização do dia 25 de abril estava na terceira posição, houve um pequeno aumento no tempo de duplicidade dos casos, o qual passou de 3,49 dias no dia 24 de abril para 3,78 dias na última atualização, referente aos dados do dia 1º de maio. O tempo médio de duplicidade entre os estados também aumentou desde a última atualização, passando de 4,71 dias para 4,99 dias.

Os dados do Painel Covid também mostram a evolução dos números nos municípios paraenses, com destaque para os registros no Oeste do Pará.

De acordo com professor Hugo Alex Diniz, reitor da Ufopa e, como matemático, membro da equipe de pesquisa do Lapmat, ao longo do mês de abril percebeu-se o avanço da doença no Oeste do Pará. Da equipe do Lapmat também faz parte o professor Rodrigo Medeiros, responsável pelos cálculos de velocidade apresentados no painel.

Outro dado importante a se considerar nos levantamentos do Lapmat da Ufopa é que, quando se observam os casos de mortes por milhão de habitantes, o Amazonas é que lidera, apontando uma situação muito grave no estado vizinho.

Atualmente, o Covid-19 progride mais rapidamente no interior do estado. Na última semana, Belém registrou aumento de 61% no número de novos casos, enquanto que, no interior do estado, o aumento foi de 114%.

Acesse o Painel Covid (AQUI) e acompanhe os números. As atualizações também são apresentadas em conta no Twitter: @CovidLapmat.

Quando o Lapmat começou a acompanhar a evolução dos números, no fim de março, eram 34 casos confirmados da Covid-19 no Pará. Neste início de maio, são mais de quatro mil confirmações e mais de 350 mortes.

Fontes — Os dados do painel são atualizados com base nos números apresentados pela Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa), pelo Ministério da Saúde e pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC na sigla em inglês).

Confira também matéria publicada no site do Uol citando trabalho do Lapmat:

4/5/2020

Acompanhamentos do Lapmat começaram em março