Ultima atualização em 2 de Janeiro de 2024 às 16:18

Livro analisa dinâmicas da ocupação e uso do território nos municípios do Oeste do Pará

Lançamento da obra “Oeste do Pará: ocupação, território e município” ocorrerá dia 26 de janeiro de 2024, em Santarém (PA).

O professor doutor Márcio Júnior Benassuly Barros, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), realiza no dia 26 de janeiro de 2024 (sexta-feira), em Santarém (PA), o lançamento do livro “Oeste do Pará: ocupação, território e município”, obra que analisa as dinâmicas da ocupação e uso do território nos 19 municípios que compõem a região do Oeste do Pará. Aberto ao público, o lançamento será a partir das 19 horas, no auditório do Instituto de Ciências da Sociedade (sala 327 do Bloco Modular Tapajós 1), situado na Unidade Tapajós, bairro do Salé.

Publicado pela Ufopa (Santarém) e pela MC&G Editorial (Rio de Janeiro), o livro é resultado das ações do projeto de pesquisa “Observatório do Oeste do Pará: Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais”, executado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade (PPGCS) e no curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional (GPDR) da Ufopa.

Segundo o autor, a publicação é um esforço de análise da ocupação, uso do território e realidade municipal no Oeste do Pará, desde a ocupação do território pelas populações ancestrais em Monte Alegre, datado de 11.200 antes de Cristo (a.C), até o ano de 2021 depois de Cristo (d.C), onde é analisado um conjunto de dinâmicas territoriais relacionadas à ocupação indígena, portuguesa, agrícola e tradicional do território nos municípios que compõem o Oeste do Pará.

O livro está dividido em cinco capítulos: 1) Ocupação e uso do território pelos índios no Oeste do Pará; 2) Ocupação e uso do território pelos colonizadores portugueses no Oeste do Pará; 3) Formação e caracterização territorial do Oeste do Pará; 4) Ocupação e uso agrícola do território no Oeste do Pará; 5) Dinâmicas da ocupação e uso tradicional do território no Oeste do Pará. A publicação está disponível em versão digital para dowload (aqui).

Sobre o autor: Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB). Professor adjunto da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Sociedade (PPGCS/Ufopa) e do curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional (GPDR/Ufopa).

Suruwaha – O evento contará também com a presença do professor doutor Miguel Aparício, docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade (PPGCS) e do Programa de Antropologia e Arqueologia do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), o qual lançará o livro “Alquimia na floresta: os Suruwaha e os venenos”, fruto de pesquisa colaborativa. A obra também está disponível em versão digital para download (aqui). Alguns exemplares serão distribuídos no lançamento para convidados.

Serviço: Lançamento do livro “Oeste do Pará: ocupação, território e município”

• Autor: Márcio Júnior Benassuly Barros

• Data: 26 de janeiro de 2024 (sexta-feira)

• Horário: 19 horas

• Local: Auditório do Instituto de Ciências da Sociedade (sala 327 do Bloco Modular 1), Unidade Tapajós, Campus Santarém.

Comunicação/Ufopa, com informações do autor
26/12/2024