Ultima atualização em 2 de Fevereiro de 2023 às 10:34

Livro “Temas e Documentos para o Ensino de História” será lançado dia 14 em Santarém

Obra aproxima a pesquisa acadêmica da construção do conhecimento histórico escolar.

O curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) lançará no dia 14 de fevereiro, em Santarém (PA), o livro Temas e Documentos para o Ensino de História: Trabalho e Família, Migrações e Doenças no Baixo Amazonas (da Colônia a República), que tem como público-alvo professores(as) e alunos(as) do ensino médio, trazendo novos materiais, métodos e temas para a sala de aula.

Organizado pelos professores doutores Gefferson Ramos Rodrigues, Isabel Teresa Creão Augusto e Wania Alexandrino Viana, o livro é produto do projeto “Preservação, pesquisa e ensino com documentos históricos de Santarém (Séculos XIX-XX)”, financiado pelo Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (PEEX) da Ufopa. A obra contou com a colaboração de diversos professores da universidade e da educação básica, além da participação de discentes da graduação e da pós-graduação.

Publicado pela editora Navegando Publicações, o livro tem por objetivo aproximar a documentação histórica e a pesquisa acadêmica do conhecimento histórico escolar. “Este livro foi uma estratégia viável para que pudéssemos corresponder a esse objetivo. Um produto para ser disponibilizado para as escolas públicas de Santarém, em que se evidenciasse a potencialidade da documentação histórica de Nascimento, Casamento, Óbito e Inventário para a pesquisa e o ensino”, afirmam os organizadores na Introdução da obra. “A presente obra, ao trazer novos materiais, métodos e temas para a sala de aula, quer estimular a autonomia do professor e a curiosidade dos alunos. A produção de conhecimento não se encerra aqui, mas continua nos debates e atividades a serem realizados a partir desta leitura”.

Aberto ao público, o lançamento ocorrerá às 15 horas na Unidade Rondon/Campus Santarém, situada no bairro do Caranazal, com a participação de diversos parceiros institucionais, além de escolas públicas do município. Durante o lançamento, haverá exposição de documentos históricos do Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas (CDHBA). Também serão doados exemplares da publicação para escolas e bibliotecas públicas.

O E-book está disponível e pode ser baixado gratuitamente na página https://www.editoranavegando.com/temas-e-documentos.

Serviço: Lançamento do livro Temas e Documentos para o Ensino de História: Trabalho e Família, Migrações e Doenças no Baixo Amazonas (da Colônia a República)

• Data: 14 de fevereiro (terça-feira)

• Horário: 15 horas

• Local: Unidade Rondon, Campus Santarém