Ultima atualização em 10 de Novembro de 2023 às 16:13

Maniva Tapajós faz 10 anos com inauguração de laboratório e evento sobre mandiocultura

Com o tema “Produção sustentável e empoderamento cultural da mandioca no Pará”, workshop será realizado dias 13 e 14 de novembro em Santarém.

Desenvolvido por professores-pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o Projeto Maniva Tapajós está completando 10 anos de dedicação ao fortalecimento da mandiocultura na região e, para comemorar a data, realizará nos dias 13 e 14 de novembro de 2023, em Santarém (PA), o I Workshop sobre Estratégias Bioeconômicas para a Cadeia Produtiva da Mandioca no Oeste do Pará, com o tema “Produção sustentável e empoderamento cultural da mandioca no Pará”.

Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o workshop será realizado na segunda-feira, 13 de novembro, a partir das 8h30, na sede da Secretaria Regional de Governo do Baixo Amazonas, situada na Travessa 15 de agosto, n° 120, centro de Santarém. Em seguida, a partir das 16h30, haverá a inauguração do Laboratório de Biogeoquímica do Solo, instalado na Unidade Tapajós da Ufopa. Na terça-feira, dia 14, das 8 às 12 horas, ocorrerá visita à área do produtor de mandioca Rainero da Costa, situada no município de Mojuí dos Campos. Os interessados em participar devem fazer inscrição no pelo formulário eletrônico (disponível aqui).

Confira a programação completa AQUI.

Maniva – O projeto Maniva Tapajós se iniciou em 2013 a partir de uma demanda da Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar da Comunidade Boa Esperança (Coopboa), que tinha lavouras afetadas por podridão de raiz. “Hoje o programa contempla produtores em cinco municípios na região: Santarém, Mojuí dos Campos, Belterra, Óbidos e Juruti, desenvolvendo trabalhos de ensino, pesquisa e extensão universitária, e conta com um portfólio que vai desde o estudo técnico de doenças no campo até a produção nas casas de farinha das famílias assistidas”, explica a coordenadora do projeto, Eliandra de Freitas Sia, que é docente do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) da Ufopa.

Segundo a docente, o evento é fruto da iniciativa de vários órgãos integrados junto ao Projeto Maniva, como Embrapa, Secretaria do Estado de Desenvolvimento e Agropecuário e da Pesca (Sedap), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entre outros parceiros. “A realização do evento reforça o compromisso das instituições envolvidas em trabalhar de forma integrada na cadeia produtiva da mandioca, fortalecendo a iniciativa da Ufopa de estudar em conjunto para apontar soluções que atendam às demandas dos produtores rurais no Oeste do Pará”.

Serviço: I Workshop sobre Estratégias Bioeconômicas para a Cadeia Produtiva da Mandioca no Oeste do Pará

• Tema: “Produção sustentável e empoderamento cultural da mandioca no Pará”

• Data: 13 e 14 de novembro de 2023

• Realização: Projeto Maniva Tapajós