Ultima atualização em 7 de Março de 2024 às 15:28

Março Laranja: Ufopa inicia campanha de conscientização sobre saúde auditiva

Siga o perfil @dsqv_ufopa no Instagram para ficar por dentro das ações de saúde na Ufopa.

Durante o mês de março, a Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) promove campanha de conscientização sobre saúde auditiva. O “Bem Ouvir Ufopa” tem como objetivo orientar os servidores para combater os equívocos comuns relacionados aos problemas auditivos, um passo crucial para garantir o acesso equitativo aos cuidados auditivos.

No perfil do Instagram @dsqv_ufopa serão publicados conteúdos sobre o tema durante todo o mês de março, e no dia 14, quinta-feira, a partir das 8 horas, a DSQV promoverá uma ação educativa presencial no Bloco Modular Tapajós II, situado na Unidade Tapajós, Campus Santarém. Durante o evento, haverá triagem auditiva em parceria com o Centro Auditivo Tapajós, credenciado do SUS em saúde auditiva na cidade de Santarém.

E você servidor, como está a sua audição? Acesse aqui para realizar um teste de triagem auditiva e, conforme seu resultado, poderá ser convidado a participar da avaliação auditiva presencial no dia da ação. As vagas são limitadas.

Março Laranja – O Dia Mundial da Audição é um evento anual para aumentar a conscientização sobre a perda auditiva, promover cuidados auditivos e chamar à ação para lidar com a perda auditiva e questões relacionadas. Todos os anos, este evento é celebrado no dia 3 de março, abordando um tema específico sobre o qual a Organização Mundial da Saúde (OMS) realiza atividades.

A OMS estima que a perda auditiva não tratada representa um custo anual de aproximadamente um trilhão de dólares globalmente. Este é o custo devido ao impacto da perda auditiva sem acesso à reabilitação, incluindo perdas de produtividade e exclusão social. Pesquisas mostram que a perda auditiva é mais do que uma condição isolada, sendo associada a aspectos físicos, mentais e sociais da saúde geral de uma pessoa.

Serviço: “Bem Ouvir Ufopa”: Campanha de conscientização sobre saúde auditiva

• Data: 14 de março, quinta-feira

• Horário: a partir das 8 horas

• Local: Bloco Modular Tapajós II, situado na Unidade Tapajós, Campus Santarém

• Mais informações: Coordenação de Qualidade de Vida e Apoio Psicossocial (CQVP/DSQV)

Comunicação/Ufopa, com informações da DSQV
07/03/2024

Arte: Fernando Aguiar, estagiário PIAPE.