Ultima atualização em 16 de Julho de 2019 às 21:43

MEC apresenta programa Future-se

Ocorreu ontem, 16, no Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF), uma apresentação, exclusiva para os gestores das universidades e institutos federais, do programa Future-se. A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) esteve representada na reunião por seu reitor, Prof. Dr. Hugo Diniz. Segundo ele, o programa baseia-se nos seguintes eixos:

1) Gestão, Governança e Empreendedorismo;

2) Pesquisa e Inovação; e

3) Internacionalização.

O Future-se consiste num pacote de mudanças normativas que permitirá, às universidades que aderirem ao programa, um mecanismo de captação de recursos que não estará limitado pelo teto orçamentário estabelecido pela Emenda Constitucional 95.

O reitor da Ufopa destacou que a proposta aponta para a desburocratização do empreendedorismo científico nas universidades, principalmente quando o assunto diz respeito às startups, que a partir de agora poderão captar empréstimos de depósitos a vista e ter docentes como cofundadores.

Dentro do programa não estão previstas alterações da natureza jurídica das universidades, cobrança de mensalidades na graduação ou na pós-graduação nem alterações na carreira dos servidores das universidades. O programa estará disponível por três semanas para consulta pública.

Na opinião do Prof. Hugo Diniz, o MEC não pode ver o fortalecimento da captação de recursos como a única via para manter o financiamento das instituições federais de ensino superior (Ifes). Os recursos via Lei Orçamentária Anual (LOA) precisam ser fortalecidos e, até mesmo, ampliados. "Esta deve ser a bandeira encampada pela Andifes [Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior], que precisa assumir o protagonismo nas negociações dos rumos que a educação superior no país está trilhando. As universidades perderam 2,2 bilhões de reais nos últimos quatro anos. Essa realidade precisa ser mudada. Mas, para isso, precisamos negociar. As universidades são os espaços de ideias, para o debate e o contraditório. Não podemos perder esse poder", ressaltou o reitor.

Hoje, 17, haverá a apresentação oficial do programa Future-se, com uma coletiva de imprensa no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília, ocasião em que serão disponibilizadas mais informações.

17/7/2019

Programa Future-se é apresentado a reitores das Ifes, 16/7/2019. Foto: Hugo Diniz.