Ultima atualização em 1 de Fevereiro de 2024 às 17:56

Mestrado Profissional em Saúde da Família com inscrições abertas até 19 de fevereiro

A Ufopa ofertará 12 vagas. O prazo de inscrição segue até 19 de fevereiro de 2024, apenas pela Internet.

A Coordenação Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Saúde da Família em Rede Nacional (ProfSaúde/MPSF) lançou dia 6 de novembro de 2023 o edital nº 01/2023 com as normas da seleção nacional de acesso ao mestrado. Ao todo são 500 vagas, distribuídas em 45 instituições de ensino superior do país. Gratuita, a inscrição está disponível no período de 18 de dezembro de 2023 a 19 de fevereiro de 2024, exclusivamente pela Internet.

Instituição associada à Rede Nacional do ProfSaúde/MPSF, por meio do Instituto de Saúde Coletiva (Isco), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) ofertará 12 vagas, sendo seis vagas para médicos vinculados ao Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), tutores do Programa Médicos pelo Brasil (PMpB) e residentes cursando o 2º ano de Residência em Medicina de Família e Comunidade (RMFC) em 2023; e seis vagas para os demais candidatos. A inscrição será feita exclusivamente on-line, na seção “Processos Seletivos” da página http://posgraduacao.ufopa.edu.br/profsaude.

O processo de seleção tem como público-alvo profissionais com diplomas de cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), em áreas relacionadas diretamente à saúde, a saber: assistentes sociais, profissionais de educação física (bacharelado), enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, cirurgiões-dentistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais, além de profissionais graduados em Saúde Coletiva. A seleção dos candidatos para o ProfSaúde/MPSF constará de três etapas: prova de conhecimentos; análise do currículo Lattes e da proposta preliminar de trabalho; e prova oral.

Mestrado – O ProfSaúde/MPSF é um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família em Rede Nacional, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC), o qual se estabelece como uma estratégia de formação que visa a atender à expansão da graduação e da pós-graduação no país, bem como à educação permanente de profissionais de saúde, com base na consolidação de conhecimentos relacionados à Atenção Primária em Saúde, à Gestão em Saúde e à Educação.

O curso é gratuito, oferecido na modalidade híbrida, tem duração mínima de 18 e máxima de 24 meses; possui carga horária de 975 horas, compreendendo nove encontros síncronos (presenciais) e atividades desenvolvidas a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os discentes do curso precisam estar atuando na Estratégia Saúde da Família/Atenção Primária à Saúde (ESF/APS) para poder participar dessa formação.

As instituições de ensino superior que integram a Rede Nacional do ProfSaúde/MPSF são denominadas “instituições associadas” e são responsáveis pela execução do curso localmente.

Confira o edital de seleção:

Mais informações nas páginas:

E também pelo e-mail: profsaude.isco@ufopa.edu.br

06/11/2023, atualizado em 25/01/2024