Ultima atualização em 30 de Agosto de 2019 às 18:40

Mulheres na ciência: doutorandas recebem Prêmio de Reconhecimento do PPGSND

Foi realizada na tarde desta quinta-feira, 29 de agosto, a cerimônia de entrega do Prêmio de Reconhecimento Acadêmico, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da Ufopa. Três doutorandas ficaram nas primeiras colocações e vão receber auxílios para a participação em eventos, disciplinas, atividades de campo e atividades de pesquisa externas. Dentre os alunos do doutorado, elas foram as que apresentaram produção acadêmica mais significativa no ano de 2018.

Juliana Machado Portela recebeu o primeiro lugar na premiação. “Para um aluno de doutorado, receber um prêmio desses é muito importante, porque na carreira de pesquisador o mais importante é o nome dele, então a gente corre atrás de publicações em periódicos de alta qualidade, porque vai ajudar muito na nossa carreira”, avalia a jovem. As doutorandas Carla Marina Costa Paxiúba e Sara Freitas de Sousa ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/da910f30d46d0cf985f42c7fee5fe318.jpg
Juliana Portela, a primeira colocada na premiação, recebeu o certificado das mãos do pró-reitor de Pesquisa,
Pós-Graduação e Inovação Tecnológica da Ufopa, Prof. Dr. Domingos Picanço Diniz.

Segundo o coordenador-adjunto do PPGSND, Prof. Dr. Antonio Humberto Minervino, a premiação tem objetivo duplo: melhorar a formação dos alunos, fazendo com que eles concluam produções relevantes e qualificadas, e, com isso, fazer com que a nota do curso junto à Capes também melhore. “Todas as produções dos alunos contam para pontuação no relatório que enviamos à Capes, sejam elas produções bibliográficas, como artigos e capítulos de livros; produções técnicas, como desenvolvimento de softwares ou de produtos e processos; ou mesmo quando os alunos desenvolvem alguma ação para o atendimento da sociedade. A avaliação junto à Capes é quadrienal e a nossa próxima será em 2021”, explica Minervino. Atualmente, o doutorado do PPGSND tem nota 4 junto à Capes.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/f415aeb82b834841c419a2b4f9e57614.jpg
Carla Marina Paxiúba, 2º lugar na premiação.
/media/file/site/ufopa/imagens/2019/a39f9b508db6c20305612b7ae849aeb9.jpg
Sara Sousa, 3ª colocada na premiação.

Veja aqui o resultado final.

30/8/2019

Da esquerda para direita: Sara, Carla e Juliana, as vencedoras do Prêmio de Reconhecimento.