Ultima atualização em 21 de Março de 2019 às 11:04

Najup Cabano realiza oficinas de educação jurídico-popular em direito à cidade

Durante todo o ano de 2019, o projeto de extensão Najup Cabano, ligado ao curso de Direito do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), vai realizar em dez escolas de ensino básico a oficina “Educação jurídico-popular em direito à cidade nas escolas de Santarém - PA”.

As oficinas visam promover discussões e reflexões, entre os estudantes de ensino básico, sobre o direito à cidade, numa ação de parceria entre a universidade e entidades parceiras como o Grupo de Pesquisa Direito à Cidade em Santarém, a União dos Estudantes Secundaristas (UES), Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), Federação das Associações de Moradores e Organizações Comunitárias de Santarém (Famcos), entre outros.

A primeira oficina foi realizada na terça-feira, 19, na escola estadual de ensino fundamental Barão do Tapajós. Foi possível realizar a ação com estudantes do projeto Mundiar. Os facilitadores foram a professora Ana Beatriz Oliveira Reis (coordenadora da ação), o servidor João Ricardo Silva, da Pró-Reitoria da Comunidade, Cultura e Extensão (Procce), discentes do curso de Direito: Lincon Aguiar e Lucimar Alves, e a educadora popular da FASE, Sara Pereira.

A equipe utilizou materiais de apoio para auxiliar no diálogo e compreensão dos estudantes, como: música, mapa das zonas administrativas urbanas de Santarém, dinâmicas e o uso de linguagem acessível aos participantes.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/15690b57df6c5bcc1e1ccf938bde29a0.png
Momento das atividades na escola Barão do Tapajós
/media/file/site/ufopa/imagens/2019/6d9e91f82eb28d5cdd32fd73d2395801.png
Equipe de facilitadores

O projeto de extensão Najup Cabano agrega docentes e discentes dos cursos de Direito, Gestão Pública e Desenvolvimento Regional e Antropologia do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

21/3/2019

Fotos: Projeto Najup Cabano