Ultima atualização em 21 de Julho de 2020 às 12:55

Nota de esclarecimento sobre o navio Abaré

A Universidade Federal do Oeste do Pará informa que, no último dia 14 de julho, o Navio Hospital Escola Abaré saiu de Santarém com destino às 44 comunidades da região do rio Tapajós pertencentes a Santarém. Devido a uma das enfermeiras manifestar os sintomas da Covid-19 durante a viagem, foram realizados testes do tipo PCR em todos os embarcados, resultando disso duas pessoas com diagnóstico positivo.

Deste modo, o Abaré foi colocado em quarentena. A equipe de saúde da Secretaria Municipal de Santarém retornará hoje, 21, três dias antes do término da primeira parte da missão.

Novos testes foram realizados para verificar a possibilidade das equipes do PSA e dos servidores da Ufopa continuarem a expedição nos municípios de Belterra e Aveiro, prevista para iniciar-se no dia 24. O Abaré passa por sanitização diária e as equipes mantêm rigoroso protocolo para evitar a propagação do vírus.

A Ufopa esclarece ainda que, de acordo com o Comunicado 02/2020 do Grupo de Trabalho Técnico-Científico de Enfrentamento do Coronavírus (Covid-19), a tripulação e a equipe de saúde foram testadas para a presença de Covid-19 antes da partida do Abaré de Santarém. O início da viagem foi autorizado após a liberação dos resultados dos exames da tripulação e da equipe, que foram negativos.

Todas as ações são precedidas de higiene da equipe e da embarcação, em atendimento às orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Durante os atendimentos dos profissionais, há uso permanente de equipamento de proteção individual (EPI), incluindo máscaras do tipo face shield, fabricadas pela Ufopa.

Ainda para manter a proteção de todos, o Abaré fica ancorado distante das comunidades. A equipe de profissionais de saúde presta atendimento em terra, e embarcações como lanchas são disponibilizadas para apoio nos deslocamentos.

Santarém, PA, 21 de julho de 2020.

HUGO ALEX CARNEIRO DINIZ

Reitor da Ufopa

(Nota de esclarecimento em PDF.)