Ultima atualização em 2 de Outubro de 2023 às 09:00

Nota Oficial: Naufrágio da embarcação Surucuá II

Com relação ao naufrágio da embarcação Surucuá II, ocorrido na tarde desta sexta-feira, 29 de setembro de 2023, no rio Tapajós, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) informa:

1. 34 discentes e uma docente do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) estavam a bordo da embarcação Surucuá II, barco de linha, para uma atividade de campo a ser realizada na comunidade de Surucuá, situada à margem esquerda do rio Tapajós.
2. Todos os passageiros estavam com coletes salva-vidas quando a embarcação naufragou, já próximo da comunidade de Solimões. Todos foram resgatados com vida por embarcações que passavam pelo local e encaminhados para a referida comunidade.
3. Ao tomar conhecimento do ocorrido, a Ufopa entrou em contato com a Capitania dos Portos de Santarém/Marinha e o Corpo de Bombeiros para informar o incidente e solicitar auxílio no resgate dos passageiros.
4. A Ufopa está trabalhando para que todos os discentes e a docente retornem de forma segura para Santarém e já acionou o contrato de seguro estudantil e seus profissionais de saúde, a fim de prestar a todos o auxílio necessário.

Santarém (PA), 29 de setembro de 2023.

ALDENIZE RUELA XAVIER
Reitora da Ufopa