Ultima atualização em 27 de Fevereiro de 2024 às 13:52

Nota oficial sobre os Processos Seletivos Especiais Quilombola (PSEQ) e Indígena (PSEI) 2024

NOTA OFICIAL SOBRE OS PROCESSOS SELETIVOS ESPECIAIS QUILOMBOLA (PSEQ) E INDÍGENA (PSEI) 2024

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio de sua Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), informa que, após a aplicação das provas objetiva e discursiva do Processo Seletivo Especial Quilombola 2024 (PSEQ) e da prova de redação em Língua Portuguesa do Processo Seletivo Especial Indígena 2024 (PSEI), realizadas no último domingo, 25 de fevereiro de 2024, para ingresso de estudantes quilombolas e indígenas aos cursos de graduação desta Universidade, foi identificado que o conteúdo das provas impressas aplicadas correspondia integralmente ao conteúdo das provas utilizadas na edição 2023 do PSEI e PSEQ.

Estavam aptos a realizar a prova do PSEQ 2024 481 candidatos, tendo comparecido 425 candidatos e existido 56 candidatos ausentes. Estavam aptos a realizar a prova do PSEI 2024 500 candidatos, tendo comparecido 411 candidatos e existido 89 candidatos ausentes.

Visando atender ao princípio da isonomia entre os candidatos e à preservação da idoneidade do processo, e após análise minuciosa das disposições do edital que rege cada processo, a fim ainda de minimizar o impacto da falha técnica para o candidato que compareceu para realizar a prova em 25 de fevereiro, a Administração Superior da Ufopa, após reunião com as lideranças estudantis indígenas e quilombolas e a Comissão de Avaliação dos Processos Seletivos Especiais (Capse), decidiu pela manutenção da prova aplicada para os candidatos do PSEI 2024 e pela reaplicação da prova para os candidatos do PSEQ 2024 que compareceram em 25 de fevereiro de 2024, pelos seguintes motivos:

1 – Sobre o PSEI 2024: Apesar de a prova aplicada do PSEI 2024 ser a mesma utilizada no PSEI 2023, o edital, em seu subitem 7.1, prevê duas fases de seleção para o PSEI 2024 (redação em Língua Portuguesa e entrevista), ambas de caráter classificatório e eliminatório. O candidato do PSEI 2024 ainda será submetido a mais uma fase (entrevista), cujos critérios avaliados serão: “comunicação oral em Língua Portuguesa, capacidade argumentativa e interesse acadêmico (subitem 9.9)”. Ressalta-se também que o edital do PSEI 2024 não indicou os textos-base para a fase de redação em Língua Portuguesa, apenas indicou que a prova consistiria na elaboração de texto com no mínimo quinze linhas e no máximo trinta linhas, de acordo com o tema proposto, cujos critérios de avaliação são (subitem 8.1): “capacidade/competência de comunicação escrita, observando a realidade multilíngue dos candidatos; clareza na exposição das ideias no texto; relação com o tema proposto; adequação do texto ao tamanho mínimo e máximo de linhas, conforme item 8.1; e originalidade na argumentação”. Portanto, a utilização do mesmo tema da redação do PSEI 2023 não causa prejuízo aos candidatos, tendo em vista que a avaliação ocorrerá a partir do texto elaborado no momento da aplicação. A presente decisão também considera o fato de que muitos candidatos inscritos no PSEI 2024 são oriundos de comunidades indígenas distantes do local de aplicação da prova e que eventual reaplicação poderia inviabilizar a participação dos candidatos que compareceram em 25 de fevereiro.

2 – Sobre o PSEQ 2024: Diferentemente do edital do PSEI 2024, o edital do PSEQ 2024, em seu subitem 7.1, prevê apenas uma fase de seleção (prova objetiva e discursiva), de caráter classificatório e eliminatório, não havendo entrevista no PSEQ. Ademais, o edital prevê, em seu subitem 8.5, que as questões da referida prova seriam baseadas em textos previamente selecionados e divulgados aos candidatos, os quais diferem dos textos utilizados no PSEQ 2023. Portanto, com a utilização das provas de 2023, os candidatos do PSEQ 2024 são os mais prejudicados, tendo em vista que, ao se prepararem para a prova, estudaram os textos-base indicados e publicados pela Ufopa em edital.

Considerando a citada decisão da Administração Superior da Ufopa, informa-se que a reaplicação das provas objetiva e discursiva do PSEQ 2024 ocorrerá em 10 de março de 2024 (domingo), nos mesmos locais e horários, mediante atualização do cronograma do PSEQ 2024 a ser divulgado oportunamente. Informa-se também que permanecem inalteradas as demais disposições dos editais que regem o PSEI e PSEQ 2024, principalmente as fases do processo já finalizadas (inscrição etc.).

A Administração Superior da Ufopa envidará esforços necessários para garantir que os candidatos quilombolas que compareceram para realizar as provas em 25 de fevereiro compareçam novamente em 10 de março.

Ao tempo que lamentamos o inconveniente causado por falha técnica, reforçamos o compromisso da Ufopa com a efetivação do direito à educação de indígenas e quilombolas mediante o acesso à educação superior pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.

Santarém – PA, 26 de fevereiro de 2024.

ANDRÉA SIMONE RENTE LEÃO
Presidente da Comissão de Avaliação dos Processos Seletivos Especiais

HONORLY KÁTIA MESTRE CORRÊA
Pró-Reitora de Ensino de Graduação

ALDENIZE RUELA XAVIER
Reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará

(Nota disponível AQUI em PDF.)