Ultima atualização em 29 de Agosto de 2023 às 12:00

Novos integrantes da CPPD participam de treinamento

Empossados durante sessão solene na sala dos Conselhos Superiores, no dia 25 de agosto, os novos integrantes da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) participaram, nos dias 28 e 29 de agosto, de um treinamento do qual também participaram os técnicos responsáveis pelo acompanhamento de processos de progressão/promoção da Ufopa. O treinamento abordou “tanto a legislação da carreira docente quanto os trâmites dos processos e funcionamento da Comissão”, afirmou uma das facilitadoras, a servidora técnica Alda Maria Fernandes. Ela dividiu a missão com Marcela Pimentel, secretária executiva da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/858a33337082a2cfa0211cbcc0ab72b9.jpg
Integrantes da CPPD participam de curso de capacitação.
Foto: Lenne Santos, 29/08/2023.

A Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) é um órgão de natureza consultiva, criado pelo Decreto nº 94.664, de 23/07/1987, e normatizado pela Portaria nº 475, de 26/08/1987, do Ministério da Educação (MEC), com a finalidade de prestar assessoramento ao colegiado competente ou dirigente máximo das instituições federais de ensino superior (Ifes) na formulação e acompanhamento da execução da política de pessoal docente.

O órgão, regularmente constituído, está ligado diretamente à Reitoria. Entre suas atribuições estão: dimensionamento da alocação de vagas docentes nas unidades universitárias; contratação e admissão de professores efetivos e substitutos; alteração de regime de trabalho docente; avaliação do desempenho para fins de progressão e promoção funcional docente; solicitação de afastamento de docentes para aperfeiçoamento, especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado; liberação de professores para programa de cooperação com outras instituições, universitárias ou não.

Os participantes da CPPD submetem-se a escolha por processo eleitoral e são eleitos pelos seus pares por meio de eleição direta realizada na sua respectiva unidade; concorrem para mandato de dois anos, sendo permitida a sua recondução, por eleição, uma vez.

Balanço – A Comissão que atuou no período de 21/07/2021 a 25/08/2023 analisou um total de 692 processos.

29/08/2023

Posse dos novos integrantes em sessão dos Conselhos Superiores, 25/08/2023. Foto: Divulgação.