Ultima atualização em 30 de Setembro de 2021 às 00:14

Núcleo de Acessibilidade da Ufopa é homenageado na Câmara Municipal de Santarém

Na terça-feira, 28 de setembro, em sessão especial na Câmara Municipal de Santarém, o Núcleo de Acessibilidade da Ufopa recebeu homenagem pelos relevantes serviços prestados à comunidade acadêmica. A sessão, que teve início às 15h, ocorreu em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O Núcleo foi representado pela servidora Amanda Ferreira Tavares Freitas, que recebeu o certificado das mãos do vereador Elielton Lira.

A homenagem foi uma forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido para os estudantes PcD da Ufopa, oportunidade em que foram homenageados vários professores que atuam na Educação Especial em Santarém, presidentes de associações de luta de pessoas com deficiência, além de outras entidades.

O Núcleo de Acessibilidade, vinculado à Coordenação de Inclusão e Diversidade, fomenta o debate sobre a inclusão e acessibilidade, assim como realiza ações para a inserção dos alunos com deficiência no ensino superior. Realiza ainda ações e atividades de pesquisa e extensão, colaborando com dados informativos, pesquisas e formação continuada à comunidade acadêmica e geral.

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/8bd89ff5cd30b46fd0f03e0b81c68dfb.jpeg
Servidora da Ufopa Amanda Ferreira Tavares Freitas e o vereador Elielton Lira.

O Núcleo de Acessibilidade tem o objetivo de promover, em todas as instâncias da Universidade, a formação de uma cultura de inclusão social e educacional das pessoas público-alvo da educação especial, produzindo conceitos que legitimem as representações sobre esses sujeitos a partir da diferença política, cultural, ética, estética e linguística.

A implementação de políticas de acesso é de responsabilidade da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) da Ufopa. O Núcleo de Acessibilidade articula, planeja e executa políticas para o acompanhamento do estudante com deficiência em suas múltiplas demandas no decorrer do percurso acadêmico.

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/b7cbf46df378914ec885a05538911dea.jpeg
Junto com o Núcleo da Ufopa, receberam homenagem personalidades que atuam na educação especial em Santarém.

Comunicação/Ufopa, com informações do Núcleo de Acessibilidade

Fotos: Kellen Garcia