Ultima atualização em 5 de Setembro de 2022 às 12:55

Nugepe promove atividades de acolhimento aos estudantes no retorno presencial

Vinculado à Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), o Núcleo de Gestão Pedagógica (Nugepe) realizará atividades coletivas de acolhimento dos estudantes da Ufopa no retorno presencial do semestre 2022.1, por meio dos projetos Ciranda Pedagógica e Oficinas Acadêmicas. Gratuitas, as inscrições são limitadas a 20 vagas para cada atividade. Os encontros ocorrerão na Unidade Tapajós, Campus Santarém, na sala 116 do Bloco Modular Tapajós 1.

Os projetos visam a promover a permanência dos alunos da Ufopa e a qualidade acadêmica a partir da troca de experiências, da reflexão, do diálogo e da prática de conhecimentos relacionados ao ambiente universitário, além de incentivar o protagonismo estudantil.

Baseada em rodas de conversa que dispensam hierarquias e possibilitam olhar a todos de frente, agregando em um mesmo espaço pessoas das mais diversas características, a Ciranda Pedagógica incentiva a partilha de experiências sobre questões estudantis que permeiam o ambiente universitário, contribuindo para fortalecer laços, relações saudáveis e reflexão crítica e estimulando a construção da autonomia dos estudantes.

Assim como a Ciranda, o projeto Oficinas Pedagógicas também visa a proporcionar espaço de aprendizagem coletiva a partir das interações entre os estudantes. Nas oficinas serão abordadas temáticas de cunho reflexivo e prático sobre situações desafiadoras que os discentes encontram ao longo do seu percurso acadêmico.

Confira os temas que serão abordados durante o semestre de 2022.1:

Ciranda Pedagógica:

• 21/09: Entrei na Universidade! E agora?

• 26/10: Como desenvolver o hábito de estudar?

• 23/11: Como melhorar o meu desempenho acadêmico?

Inscrições AQUI.

Oficinas Acadêmicas:

• 28/09: Organização do tempo

• 01/11: Planejamento e organização de estudos

• 30/11: Técnicas de estudo

Inscrições AQUI.

Contato, sugestões e dúvidas pelos e-mails: pedagogia.proges@gmail.com e nugepe.proges@ufopa.edu.br.

Mais informações no site da Progres: http://www.ufopa.edu.br/proges/.

02/09/2022