Ultima atualização em 4 de Março de 2024 às 20:57

Oficina SIDRA - Dominando os dados do IBGE acontece na quarta-feira, dia 6

Gratuitas, as inscrições vão até terça-feira, 5 de março.

Na quarta-feira, 6 de março de 2024, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), promove em Santarém (PA) a oficina SIDRA – Dominando os dados do IBGE, que terá como facilitador Wellington Pereira, técnico do IBGE. Gratuita, a atividade ocorrerá das 8 às 12 horas, no Laboratório de Ensino do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), situado na sala 326, Bloco Modular Tapajós I (BMT I), na Unidade Tapajós, bairro do Salé.

As inscrições para a oficina devem ser feitas até o dia 5 de março através da página https://nuvem.ufopa.edu.br/apps/forms/s/b34HqcRK8dK2tKiFWsCgoB4G.

A ação é uma iniciativa do projeto “Indicadores em Pauta”, realizado pelos cursos de Gestão Pública e Ciências Econômicas com vistas a possibilitar que os discentes acessem um conjunto variados de indicadores socioeconômicos. O objetivo do projeto é a promoção de dez diálogos com representantes de diferentes instituições públicas e privadas durante o ano de 2024 em parceria com os centros acadêmicos de cada curso.

Além do acesso a dados, como conhecê-los e analisá-los, o outro horizonte da iniciativa reside em incrementar e qualificar os trabalhos de conclusão dos cursos. Os coordenadores dos cursos avaliam que indicadores sobre a Amazônia sempre representam um desafio ao pesquisador em qualquer nível de formação, daí a justificativa da iniciativa.

“Acessar dados confiáveis e que espelhem a realidade amazônica, e em particular do Baixo Amazonas, no processo de pesquisa representa um desafio hercúleo. Questão agrária, florestal, indicadores em saúde, tributária, educação constam no plano do projeto”, explica o professor Luiz Gonzaga Feijão da Silva.

Serviço: Oficina SIDRA - Dominando os dados do IBGE

• Data: 6 de março de 2024 (quarta-feira)

• Horário: 8 às 12 horas

• Local: Laboratório de Ensino do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), situado na sala 326, Bloco Modular Tapajós I (BMT I), na Unidade Tapajós, bairro Salé, Campus Santarém

• Realização: Projeto “Indicadores em Pauta”, cursos Gestão Pública e Ciências Econômicas da Ufopa e IBGE.

04/03/2024