Ultima atualização em 19 de Outubro de 2023 às 22:38

Oito trabalhos da Ufopa sobre óleos essenciais serão apresentados em evento nacional

Pesquisadores ligados ao Laboratório de Biotecnologia de Plantas Medicinais do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), coordenado pela Profa. Dra. Elaine Oliveira, participarão do XI Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais no Instituto Agronômico (IAC), em Campinas (SP), no qual apresentarão os resultados de oito trabalhos desenvolvidos sobre atividade antifúngica, antibacteriana, análise da composição química do óleo essencial de Copaifera reticulata e de Lippia dulcis, dentre outros.

Além da Profa. Elaine Oliveira, o Prof. Dr. Lauro Barata é um dos autores dos trabalhos. Quatro alunos do curso de Biotecnologia do Ibef irão ao evento apresentar os resultados dos seus trabalhos. As pesquisas tiveram o apoio da Fundação de Integração Amazônica (FIAM) da Ufopa, do Museu de Ciência da Amazônia (MUCA), do SEBRAE – Polo de Bioeconomia da Amazônia, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (SECTET) do Pará e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Pará (Fapespa).

/media/file/site/ufopa/imagens/2023/83c587b75d585c557c4380ba1c6c55e9.jpeg
Procedimento de pesquisa no Laboratório de Biotecnologia de Plantas Medicinais
do Ibef/Ufopa. Foto: Acervo do laboratório.

O Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais no Instituto Agronômico (IAC), que este ano realizará em Campinas (SP) sua 11ª edição, já percorreu o País de ponta a ponta, de Caxias do Sul (RS) a Santarém (PA), passando por cinco capitais, incluindo Brasília, sede da última edição, e conquistou tradição e o respeito da comunidade científica e do mundo corporativo. Este ano marcará os vinte anos da trajetória iniciada na reedição de 2003, quando os encontros assumiram o atual formato, passando a ser bienais e itinerantes.

“Nesta edição, o tema escolhido foi 'Sustentabilidade, Inovação e Bioeconomia', como foco e eixo comum tanto para as palestras magnas quanto para as mesas-redondas. O evento visa a fortalecer os diferentes elos da extensa cadeia produtiva dos óleos essenciais, desde os produtores, pesquisadores, incluindo os profissionais que atuam no desenvolvimento, inovação, negócios e marketing e outras áreas ligadas ao setor”, informou a Profa. Dra. Elaine Oliveira.

Comunicação/Ufopa, com informações da coordenação do laboratório
19/10/12023

Extração de óleo na floresta. Foto: Acervo do laboratório.