Ultima atualização em 25 de Outubro de 2018 às 09:19

Semana do PAA discute relações de gênero, africanidades e diáspora africana

No período de 5 a 9 de novembro, o Programa de Antropologia e Arqueologia (PAA) da Ufopa realiza a semana “Dos Palmares aos Santos: vivenciando Dandaras” na Unidade Rondon, com  momentos de discussões e aprendizagens. O objetivo é contribuir para melhorar as relações envolvendo questões de violência de gênero e processos de discriminação racial dentro e fora da universidade.

De acordo com a coordenação do evento, essas questões não acontecem somente no âmbito da universidade. Vários contextos do cotidiano brasileiro estão pulverizados de ações e práticas racistas e LGBT+fóbicas. Como resposta a essas violências, inclusive em Santarém, as pessoas contrárias a essas ações e práticas, e até mesmo vítimas, estão se mobilizando em coletivos, associações, federações e várias outras formas de organização.

A Semana terá conferências, mesas-redondas, rodas de conversa, rodas de saberes e oito minicursos divididos em três eixos principais:

1) A África e o judeo-cristianismo, o islão; etnografias e arqueologia em contextos africanos e diáspora africana;

2) Identidade de gênero, sexualidade, transgeneridades e arqueologias feministas; e

3) A presença dxs negrxs na universidade, o acesso, a permanência e a pós-permanência no ensino superior, e as políticas de ações afirmativas.

Esses temas serão abordados a partir de perspectivas da história, antropologia, arqueologia, sociologia e educação.

A programação da Semana contará com a presença de lideranças de movimentos sociais do Tapajós, Baixo Amazonas e Trombetas, antropólogos, historiadores e arqueólogos de diferentes universidades brasileiras (São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná, Amapá, Rio de Janeiro).

Os interessados em participar podem fazer a inscrição através do formulário online disponível aqui.

Confira a programação completa na página do evento no Facebook.

Homenageadas com o nome do evento

O nome do evento é uma homenagem a duas personalidades representativas dessas temáticas: Dandara dos Palmares foi uma liderança feminina, personagem histórica popularmente conhecida como a companheira de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, formado principalmente por africanos escravizados fugitivos das propriedades coloniais do Nordeste brasileiro. Palmares resistiu a inúmeras investidas ao longo do século XVII e se tornou símbolo de resistência em meio ao fortalecimento do movimento negro e da luta por direitos ao longo do século XX até o presente momento. A biografia de Dandara a partir da documentação histórica é pouco conhecida, mas a figura de mulher africana e guerreira foi eternizada nos contos populares.

Dandara dos Santos foi uma brasileira, nascida no Ceará, que se identificava como travesti. Como tantos brasileiros, morava em uma periferia de Fortaleza e trabalhava como autônoma no próprio bairro. Apesar de conhecida e admirada pelos moradores, Dandara foi torturada e brutalmente assassinada em 2017, diante do escárnio e câmeras de celular de homens que a acusavam de cometer roubos e furtos. Dandara não possuía passagem pela polícia, ficando claro no processo judicial que o preconceito, ódio e atordoamento foram as verdadeiras causas do crime. O caso Dandara se tornou público devido aos vídeos compartilhados que testemunharam sua agonia.

24/10/2018