Ultima atualização em 19 de Março de 2024 às 13:43

Palestra no Iced debate a Amazônia na virada do século XX

O evento marca a retomada da Quinta Geográfica neste mês de março

A Quinta Geográfica apresenta a palestra “A Amazônia na virada do Século XX: processos e dinâmicas nos relatos de viagem de Marie Octavie Coudreau”, a ser proferida pelo Prof. Dr. Paulo Roberto de Albuquerque Bomfim (IFSP) na quinta-feira, 21 de março de 2024, a partir das 8h30, no Auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon da Ufopa, em Santarém. A mediação será feita pelo Prof. Gilber Valério Cordovil, docente do curso de Geografia da Ufopa.

O evento marca o retorno da programação mensal da Quinta Geográfica a partir deste mês. Trata-se de uma proposta do curso de Geografia do Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Ufopa. Esta edição da Quinta Geográfica ocorre sob a responsabilidade da Turma 2021 da licenciatura em Geografia da Ufopa, que propôs o tema e convidou o palestrante.

O Prof. Dr. Paulo Roberto de Albuquerque Bomfim apresentará as contradições e fundamentos das viagens de Marie Octavie Coudreau pelas regiões do Baixo Amazonas, no princípio do século XX. “Ao investigar e analisar a rica produção dos viajantes que percorreram a Amazônia na virada para o século XX, no boom da economia da borracha, é preciso entender o contexto imperialista em que se inseriam, notando que interesses econômicos, políticos etc. se mesclavam com seus desejos de catalogação zoobotânica, etnográfica e linguística, de levantamentos cartográficos de uma geografia descritiva e comparativa”, argumenta o pesquisador.

Bomfim acrescenta ainda que, por meio de contratos firmados com os governos do Pará e do Amazonas, Marie Octavie Coudreau (1867-1938) percorreu e escreveu sobre os rios Cuminá (1900), Curuá (1900-1901), Mapuera (1901), Maicuru (1902-1903) e Canumã (1905-1906). Para ele, os objetivos de seus relatos, fundamentados em pressupostos deterministas, racistas, etnocêntricos, estavam ligados inegavelmente a interesses políticos, econômicos e territoriais das classes dominantes locais. “No entanto, aos olhos da Geografia contemporânea, demostram que os saberes geográficos revelam – para além daquele território desconhecido pelo estado – migrações, presença de indígenas e conflitos inerentes ao contato com não originários, desigualdades socioeconômicas; enfim, a dinâmica de uma apropriação do território muito mais complexa e móvel que as instituições estatais imaginavam. Se são escritos datados, como documentos históricos registraram aspectos sociais e econômicos de consequências percebidas até hoje e, principalmente, a presença territorial de povos indígenas e tradicionais”, conclui.

As inscrições são gratuitas e feitas por meio de formulário eletrônico disponível AQUI.

Será emitido certificado com carga horária de 4 horas. O preenchimento do formulário não garante a emissão de certificado. As inscrições serão confirmadas no evento a partir da assinatura na lista de frequência.

Serviço: Palestra “A Amazônia na virada do século XX: processos e dinâmicas nos relatos de viagem de Marie Octavie Coudreau”

• Palestrante: Prof. Dr. Paulo Roberto de Albuquerque Bomfim, docente de Geografia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

• Local: Auditório Wilson Fonseca da Unidade Rondon da Ufopa/Santarém

• Data: 21 de março de 2024 (quinta-feira)

• Horário: 8h30 às 11h30

• Inscrições: formulário na página https://forms.gle/RW5b4TscSWYLWdMA7

• Certificado com carga horária de 4 horas.

• Informações: (93) 99130-6555, (93) 2101-3644, geografia@ufopa.edu.br, http://graduacao.ufopa.edu.br/geografia

19/03/2024

Quinta Geográfica retoma atividades em 2024.

O evento marca a retomada da Quinta Geográfica neste mês de março