Ultima atualização em 30 de Novembro de 2020 às 21:55

Parceria entre Ufopa e Ufam: Laboratório de Sementes Florestais promove curso

Importância, avaliação da qualidade, secagem, beneficiamento, tratamento, embalagem e armazenamento são os principais temas tratados no curso "Análise de Sementes", promovido pelo Laboratório de Sementes Florestais  do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef). O curso, com duração de 30 horas, iniciou-se dia 1º e termina no próximo sábado, 5 de outubro, e está sendo ministrado pela ex-aluna da Ufopa e mestre pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Helinara Laís Vieira Capucho.

O curso é destinado a técnicos, docentes e discentes do Ibef. De acordo com a professora, “ao final do curso, o espectador deverá estar consciente da importância das análises de sementes, conhecer as características importantes das sementes, formação, processo de germinação, etapas do processo de beneficiamento e armazenamento de sementes. Deverá, ainda, ser capaz de fazer amostragem, conduzir teste de pureza, germinação, vigor, umidade e peso de mil sementes”.

As aulas estão sendo realizadas no Laboratório de Sementes, localizado na Unidade Tapajós e coordenado pela professora Daniela Pauletto (Ibef). As atividades incluem aulas teóricas e práticas.

Comunicação Ufopa

3/10/2019

Atividade prática no Laboratório de Sementes, Unidade Tapajós, 03/10/2019. Foto: Carlos Rodrigo Brocardo.