Ultima atualização em 8 de Maio de 2019 às 17:31

Parceria técnica permite participação de discentes e docentes da Ufopa na reprodução e produção de pós-larvas de peixes

Durante o período de 29 de abril a 7 de maio, discentes da turma de 2016 do Bacharelado em Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) participaram de atividades na Unidade Agropecuária Santa Rosa, situada à rodovia Curuá-Una. O trabalho desenvolvido faz parte do acordo de cooperação técnica existente entre a Ufopa e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

O grupo de alunos esteve sob orientação dos docentes Lenise Vargas Flores da Silva, Luciano Jensen Vaz e Michelle Fugimura, participando de diversas atividades práticas relacionadas à reprodução e produção de pós-larvas da espécie de peixe tambaqui (Colossoma macropomum).

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/fd473ede638ca731dba1f23833e4da0f_2o0SJMP.jpg
Larva de tambaqui

Os acadêmicos participaram da seleção de reprodutores, processo de indução hormonal, fertilização, incubação de ovos e alimentação de pós-larvas dentro da Uagro Santa Rosa. Essas atividades são muito importantes para formação acadêmica dos discentes, pois permitem que estes coloquem em prática todos os ensinamentos passados no ambiente de sala de aula, reforçando assim o processo de ensino-aprendizagem.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/ab4c0fbb2d309187c85fc9ad9dabce15.jpg
Turma do bacharelado em Engenharia de Pesca 2016

A reprodução de peixes com a participação de discentes e docentes da Ufopa, em parceria com os funcionários da Sedap, além de melhorar a formação acadêmica, permitiu ainda a produção de cerca de 160 mil pós-larvas de tambaqui, destinadas a auxiliar o fomento da piscicultura da região.

8/5/2019