Ultima atualização em 12 de Março de 2019 às 14:25

Pesquisa de iniciação científica busca entender autoeficácia de alunos da Ufopa em relação à Física

É quase lugar comum que a disciplina de Física seja considerada bastante difícil e incompreensível por muitos estudantes, tanto no nível médio quanto no nível superior.

Para compreender melhor essa realidade, está sendo desenvolvido o trabalho “Estudo de autoeficácia de alunos da Ufopa com respeito à Física”. A pesquisa é uma investigação de iniciação científica desenvolvida por Iasmin Ramos, aluna de graduação em Matemática e Física, sob a orientação do professor Glauco Pantoja, do Programa de Ciências Exatas.

O trabalho visa a estimar a capacidade percebida pelos estudantes no desempenho com a matéria Física. “Entendemos que mapear o perfil daqueles que se percebem como ‘bons’ na disciplina pode ajudar a construir estratégias de ensino que facilitem a inclusão daqueles que se consideram ‘maus’ neste campo do conhecimento, algo extremamente necessário, uma vez que a Física está presente em diversos problemas sociais e tecnológicos de distintos campos do saber”, disse Iasmim.

Para acessar e participar da pesquisa, o acadêmico da Ufopa pode acessar o formulário eletrônico disponível no link abaixo:

19/2/2019, atualizado em 20/2/2019