Ultima atualização em 20 de Novembro de 2023 às 16:10

Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Ufopa abre seleção para turma de mestrado

São 16 vagas com inscrição on-line no período de 23 de novembro a 22 de dezembro de 2023.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCSA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) lançou edital de seleção para o ingresso na turma de 2024 do mestrado acadêmico. São 16 vagas, sendo nove para a linha de pesquisa I – Inovação Terapêutica para Atenção à Saúde; e sete vagas para a linha de pesquisa II – Saúde Coletiva.

O período de inscrição será de 23 de novembro a 22 de dezembro de 2023, exclusivamente on-line através do link http://posgraduacao.ufopa.edu.br/ppgcsaude, aba “Processos Seletivos”, e pelo e-mail psrppgcsa2024@gmail.com. Podem se inscrever candidatos graduados em curso de nível superior das áreas de Ciências da Saúde e Ciências Biológicas reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e portadores de diplomas de cursos correspondentes fornecidos por instituições estrangeiras, devidamente convalidados no Brasil, conforme as normas vigentes.

Vinculado ao Instituto de Saúde Coletiva (Isco) e credenciado junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), área Medicina I, o programa oferta o curso de Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde, tendo como área de concentração “Ciências da Saúde”, com foco inter/transdisciplinar, que visa ao desenvolvimento tecnológico e das políticas de saúde na abordagem de questões relacionadas à promoção-recuperação da saúde da população. São duas linhas de pesquisa: “Inovação Terapêutica para Atenção à Saúde” e “Saúde Coletiva”.

• Linha de pesquisa I: Inovação Terapêutica para Atenção à Saúde

Busca a formação de profissionais qualificados para o desenvolvimento de pesquisas e a aplicação de tecnologias visando a inovação na obtenção de produtos bioativos amazônicos, fomenta e amplia as opções terapêuticas aos usuários e uso seguro de plantas medicinais, fitoterápicos e biocosméticos.

• Linha de pesquisa II: Saúde Coletiva

Esta linha engloba os estudos sobre a ocorrência, os fatores relacionados à ocorrência e as ações propostas para prevenção das doenças e dos agravos à saúde, a gestão e análise dos serviços de saúde e metodologias e instrumentos para promoção da saúde. Inclui estudos quantitativos e epidemiológicos, de teor descritivo ou analítico, pesquisas dos determinantes de saúde/doença, perfis de morbimortalidade e indicadores de saúde.

Confira o edital de seleção (aqui).

O candidato poderá acompanhar as etapas do processo seletivo na página do programa: http://posgraduacao.ufopa.edu.br/ppgcsaude.

Mais informações pelo e-mail: psrppgcsa2024@gmail.com

20/11/2023