Ultima atualização em 24 de Outubro de 2018 às 11:05

Pesquisador da Universidade de Michigan profere palestra em Santarém

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PPGRNA) da Ufopa recebe em Santarém o Dr. Emilio Moran, do Centro de Mudanças Globais e Observação da Terra (Center for Global Change and Earth Observations), ligado ao Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Michigan (Michigan State University - MSU), Estados Unidos. Na Ufopa, o pesquisador irá abordar o tema “Esquecendo a população humana no desenvolvimento energético: lições de Belo Monte e outras hidrelétricas”. A palestra será realizada no auditório da OAB/Santarém, no dia 25 de outubro, 14h30. A entrada é gratuita.

"No dia 25, pela manhã, o pesquisador e sua equipe serão recebidos pelo reitor Hugo Alex Diniz para assinatura de acordo de cooperação técnica com a Universidade de Michigan", informou o assessor de Relações Nacionais e Internacionais da Ufopa, Prof. Dr. Rodrigo da Silva. Ele acrescentou ainda que o "pesquisador e sua equipe estarão na Ufopa para estabelecer planos de trabalhos com diferentes grupos de pesquisa da Ufopa".

Sobre o palestrante - Emilio Moran é antropólogo social de renome mundial que estuda questões voltadas à agricultura tropical, ciência social, ecologia, economia e, mais recentemente, mudanças sobre o uso da terra usando técnicas de geoprocessamento. Em suas pesquisas, Moran se propõe a fazer as perguntas certas e fundir ciências humanas e ambientais para obter uma compreensão holística de alguns dos problemas cruciais do mundo: mudança climática e uso da terra. Um projeto, em que ele foi pioneiro há 30 anos, determinou o potencial dos trópicos úmidos para agricultura intensiva. Moran ingressou no Departamento de Geografia da MSU em janeiro de 2013 e é o 11º membro da MSU a fazer parte da Academia Americana de Ciências (http://www.nasonline.org). Moran também faz parte do Centro para Estudos Estratégicos e Internacionais.

Mais informações:

Serviço: “Esquecendo a população humana no desenvolvimento energético: lições de Belo Monte e outras hidrelétricas” (Forgetting the People in Energy Development: Lessons from Belo Monte and other Dams)

• Local: Auditório da OAB/Santarém (Av. Presidente Vargas, 2948 – Aparecida)
  • Data: 25 de outubro, 14h30

A entrada é gratuita.

/media/file/site/ufopa/imagens/2018/a9daab12910c219d92438aedf3969b9c_EMnPdWL.jpg
Prof. Dr. Emilio Moran

9/10/2018, atualizado em 24/10/2018.