Ultima atualização em 13 de Julho de 2021 às 18:08

PPGSND realiza processo seletivo para turma de doutorado 2021

O Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está com inscrições abertas para o processo de seleção de novos alunos de doutorado para o ano letivo de 2021. Os interessados podem se inscrever até dia 29 de julho.

Ao todo, são 19 vagas, e, atendendo à resolução da Ufopa nº 171, de 30 de novembro de 2016, serão disponibilizadas três vagas a servidores do quadro permanente da Universidade e com estabilidade funcional. Neste edital utilizou-se a denominação “Cota Ufopa” para estas vagas. Outras quatro vagas serão reservadas para candidatos negros (pretos e pardos), quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência, dentro do programa de Ação Afirmativa da Ufopa, a partir da Resolução do Consepe/Ufopa nº 314, de 23 de dezembro de 2019.

Poderão participar do processo seletivo candidatos que concluíram o curso de mestrado ou candidatos que apresentarem declaração emitida pela coordenação de curso de pós-graduação que informe data prevista para defesa de mestrado, sendo que esta terá que ser realizada antes da data de matrícula no curso de doutorado.

Confira o edital completo (aqui).

Inscrição e acompanhamento do processo no Sigaa (aqui)

As inscrições homologadas serão divulgadas no dia 30 de julho de 2021. Do processo ainda constam avaliação dos projetos, entrevistas dos candidatos e avaliação do currículo Lattes. De acordo com o cronograma do edital, o resultado final deverá ser divulgado no dia 30 de agosto, com início das atividades para o dia 6 de setembro.

Sobre o PPGSND

O Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND), aprovado pela Capes em março de 2012, insere-se na área de avaliação Ciências Ambientais (CACiamb/Capes). Tem como objetivo formar doutores em Ciências Ambientais, fornecendo embasamento teórico-metodológico que permita integrar o conhecimento de diferentes áreas da ciência, para compreender a complexidade de problemas ambientais, tecnológicos e sociais nos processos do desenvolvimento sustentável e estabelecer redes institucionais de pesquisas temáticas, visando à complementaridade na compreensão de fenômenos complexos relacionados aos objetivos de construção da sustentabilidade.

Possui área de concentração com o mesmo título do programa, Sociedade, Natureza e Desenvolvimento, e três linhas de pesquisa: L1- Impactos Ambientais e Sociais da Mudança do Uso da Terra na Amazônia; L2- Gestão do Conhecimento e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável; L3- Recursos Naturais, Biodiversidade e Bioprospecção na Amazônia.

Página do PPGSND

12/07/2021