Ultima atualização em 15 de Setembro de 2023 às 17:14

Presidente do Conselho Nacional de Educação profere palestra de encerramento da Jornada Acadêmica

O evento ocorreu na sexta-feira, dia 15, das 10 às 12 horas no auditório da Unidade Tapajós.

O presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi, proferiu nesta sexta-feira, 15 de setembro de 2023, em Santarém (PA), a conferência de encerramento da XI Jornada Acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Com o tema “Desafios e Perspectivas da Educação Superior no Contexto Amazônico”, a palestra ocorreu no auditório da Unidade Tapajós, situada no bairro do Salé. O evento foi mediado da reitora da Ufopa, Aldenize Ruela Xavier.

Sociólogo e doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o professor Luiz Roberto Liza Curi é o atual presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), que tem por missão a busca democrática de alternativas e mecanismos institucionais que possibilitem assegurar a participação da sociedade no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação da educação nacional de qualidade.

Analista aposentado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), exerceu, ao longo de sua carreira profissional, diversos cargos de direção na administração pública, federal e estadual, principalmente nas áreas da educação e da produção científica do país. No Ministério da Educação (MEC), foi presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e diretor geral de Políticas de Educação Superior, onde foi responsável pela proposta de regulamentação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no âmbito da avaliação, regulação e supervisão da educação superior.

Confira o currículo completo do palestrante AQUI.

Jornada – Com o tema “Educação pela sociobiodiversidade: movimento da Amazônia para o mundo”, a XI Jornada Acadêmica da Ufopa congrega várias atividades promovidas pelas unidades acadêmicas e campi regionais como palestras, mesas-redondas, programação cultural e minicursos. Também integram a programação da Jornada o X Seminário de Graduação, o VIII Salão de Extensão, o XII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica e o X Seminário de Pós-graduação.

A XI Jornada Acadêmica da Ufopa termina nesta sexta-feira, 15 de setembro de 2023, com a palestra de encerramento pela manhã, das 10 às 12 horas; e cerimônia de premiação dos melhores trabalhos acadêmicos à tarde, a partir das 14 horas. Abertas ao público e à comunidade acadêmica, as atividades de encerramento ocorrerão no auditório da Unidade Tapajós, Campus Santarém, situado no bairro do Salé. A partir das 18 horas haverá ainda o Rock Rio Tapajós, no Deque Tapajós (Madeirão).

Serviço: Encerramento da XI Jornada Acadêmica da Ufopa

• Data: 15 de setembro de 2023 (sexta-feira)

• Palestra: Desafios e Perspectivas da Educação Superior no Contexto Amazônico

• Palestrante: Luiz Roberto Liza Curi, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE)

• Horário: 10 horas

• Local: Auditório da Unidade Tapajós, Campus Santarém

Cerimônia de Premiação dos Trabalhos Acadêmicos

• Horário: 14 às 18 horas

• Local: Auditório da Unidade Tapajós, Campus Santarém

Rock Rio Tapajós

• Horário: 18 às 23 horas

• Local: Deque Tapajós (Madeirão), na Unidade Tapajós, Campus Santarém

14/09/2023, atualizada em 15/09/2023

Exposição de trabalhos da XI Jornada Acadêmica da Ufopa.
Foto: Lenne Santos, Comunicação/Ufopa.

Prof. Luiz Roberto Curi. Foto: Comunicação/Ufopa, 15/09/2023.