Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 4 de Março de 2024 às 13:59

Primeira defesa do mestrado em Letras da Ufopa destaca produção editorial de livros infantis


A pesquisa identificou diversas características e tendências do mercado editorial de livros para crianças no país.

“As tendências da produção editorial de livro para crianças pela teia dos ‘Altamente Recomendáveis’ nas categorias criança e tradução/adaptação criança da FNLIJ” é o título da primeira dissertação de mestrado defendida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A defesa ocorreu no dia 26 de fevereiro de 2024, na Unidade Rondon, Campus Santarém.

Realizada pela mestranda Cristiane Pereira Moreira, a pesquisa teve como objetivo identificar as tendências da produção editorial dos livros para crianças, no que diz respeito à literatura, à ilustração, ao projeto gráfico, aos elementos estéticos e aos aspectos históricos, culturais e políticos, por meio dos livros infantis com o selo “Altamente Recomendável” do Prêmio Anual da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), nos anos 2020, 2021 e 2022.

“Eu me senti muito feliz por estar defendendo o meu trabalho. Ser a primeira a defender foi uma honra, porque todos os meus colegas de turma são pesquisadores superpreparados, de temáticas muito interessantes. Ser a primeira foi de grande responsabilidade”, afirma Cristiane Moreira, que foi orientada pelo professor doutor Zair Henrique da Costa. Também participaram da banca de defesa os professores doutores Luiz Percival Leme Britto, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Ufopa; e Silvia Cristina Barros de Souza Hall, do PPGL.

 

Zair Costa, Luiz Percival Britto, Cristiane Moreira e Silvia de Souza Hall.
Foto: Acervo da mestranda.

 

Pesquisa – Enquanto estratégia investigativa, a mestranda utilizou a pesquisa bibliográfica, associada à análise documental, tendo por embasamento teórico conceitos referentes a livro, leitura, literatura, literatura infantil, estética, leitura, criança e infância. Foram analisados diferentes tipos de documentos, como: regulamentos, listas de resultados, reportagens antigas, entrevistas, livros, estatuto e relatórios de pesquisas. A coleta de dados dos livros analisados se deu por meio do Instrumento de Registros para Análises dos Livros para Crianças, ferramenta criada pela própria autora.

A partir dos resultados obtidos, a pesquisadora identificou diversas caraterísticas e tendências do mercado editorial de livros infantis, como investimento tecnológico que proporciona a diversidade estrutural nos projetos gráficos; a presença tanto da linguagem escrita quanto da linguagem visual; a complexidade na leitura desses livros; o uso da palavra literatura com mera finalidade comercial; a influência da FNLIJ nas listas de livros das políticas públicas de compra e distribuição do Ministério da Educação (MEC) e na indústria editorial de livros infantis brasileira; a composição geográfica dos leitores votantes da FNLIJ com pouca representatividade de especialistas da Amazônia; e a pouca presença da literatura infantil enquanto campo de estudo nos cursos de licenciatura em Letras.

“Desta forma, a pesquisa sugere a luta pela garantia de direito ao acesso e à leitura dos livros com selo “Altamente Recomendável”, além dos premiados, a todas as escolas públicas de educação infantil e ensino fundamental; o uso adequado da palavra “literatura” na identificação dos livros para crianças; a criação de disciplinas do campo de estudo Literatura Infantil no curso de licenciatura em Letras; a formalização da parceria entre a FNLIJ e o Grupo de Pesquisa, Estudos e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola (Lelit) da Ufopa; além de maior representatividade de leitores-votantes de outras regiões do país”, explica Cristina Moreira.

PPGL – Outros três mestrandos do PPGL também defenderam suas dissertações no final de fevereiro e início de março. Confira:

Ofertado pelo Instituto de Ciências da Educação (Iced), o curso de Mestrado Acadêmico em Letras do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Ufopa tem por objetivo principal formar profissionais capacitados para desenvolver pesquisas em nível de pós-graduação por uma perspectiva crítico-reflexiva acerca de fenômenos das áreas de estudo da linguagem e da literatura. O programa possui duas linhas de pesquisa: Línguas, culturas e identidades na Amazônia; e Poéticas da linguagem e culturas na Amazônia.

O egresso do Mestrado Acadêmico em Letras da Ufopa deverá: estar apto para ministrar aulas em nível de graduação e pós-graduação; ser capaz de desenvolver pesquisa de forma crítica e reflexiva no campo da linguagem e da literatura; e poder atuar em áreas que requeiram um profissional com formação em Letras, tais como: linguagem e tecnologia, cultura e educação.

Mais informações no site do PPGL/Ufopa.

Comunicação/Ufopa, com informações da mestranda
01/03/2024, atualizado em 04/03/2024

Notícia em destaque