Ultima atualização em 27 de Junho de 2019 às 13:26

Primeira quilombola ingressante na Ufopa pelo PSEQ defende TCC

A formação territorial e as lutas e resistências da comunidade quilombola Matá, Área das Cabeceiras, Óbidos/PA. Esse é o tema do trabalho de conclusão de curso (TCC) defendido na manhã desta quinta-feira, 27 de junho, na Universidade Federal do Oeste do Pará. O trabalho é de autoria da acadêmica Priscila Ribeiro dos Santos, que ingressou na Ufopa na primeira edição do Processo Seletivo Especial Quilombola (PSEQ), no ano de 2015.

A defesa ocorreu no Instituto de Ciências da Educação (Iced), na Unidade Rondon, Campus Santarém. Priscila cursou Geografia e pesquisou sobre a comunidade onde nasceu - Matá, na área das Cabeceiras, do município de Óbidos. Segundo a acadêmica, na comunidade moram, aproximadamente, 150 famílias. O território foi titulado coletivamente no ano 2000 pela Fundação Palmares, sendo o primeiro território titulado no município de Óbidos.

Entre os resultados do estudo, Priscila aponta mudanças constantes no território, processo para o qual são necessários meios que possam privilegiar as raízes e os valores do local.

A banca avaliadora do trabalho foi composta pelas professoras Francilene Sales da Conceição (orientadora) e Maria Salomé Lopes Fredrich, do curso de Geografia da Ufopa, e pelo professor Luiz Fernando de França, do curso de Letras da Universidade.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/d4228251e5cd7139788cd2767f8c9093.jpeg
Priscila dos Santos e a banca avaliadora do TCC.

27/6/2019

Fotos: Terezinha Lira Pereira (Proges/Ufopa).