Ultima atualização em 14 de Dezembro de 2020 às 23:27

Pró-reitora da Ufopa é nova coordenadora da Regional Norte do Cograd

A pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará, professora Dra. Solange Ximenes, foi eleita para coordenar a Regional Norte do Colégio de Pró-Reitores de Ensino de Graduação das Universidades Brasileiras (Cograd).

A escolha ocorreu na última reunião do Cograd, ocorrida na semana passada. O Cograd é um colégio assessor da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e tem a função de alimentar e subsidiar a Andifes na tomada de decisão junto às instituições federais no que se refere às políticas de ensino de graduação.

Professora Solange informou que já foram definidos alguns pontos de pauta de interesse das instituições da região. Uma das questões a ser pautadas diz respeito à discussão das políticas de acessibilidade para os estudantes da região Norte, relacionadas ao ensino remoto. “Nós sabemos que existem inúmeros problemas nas universidades para os estudantes em condição de vulnerabilidade social, particularmente os estudantes de comunidades indígenas e de comunidades quilombolas. Então, uma das pautas é que as universidades da região Norte estarão trabalhando junto ao Cograd para o fomento de uma política pública no sentido de garantir a acessibilidade dos estudantes”, destacou Ximenes.

A proposta visa à ampliação de oportunidades para aquisição de equipamentos para organização e instituição de políticas públicas que possam favorecer a participação de todos os estudantes da universidade nas atividades acadêmicas. A nova coordenadora ressaltou que é importante esse trabalho em parceria das instituições da região para que, nos contextos de políticas de ensino de graduação, haja esse olhar diferenciado das universidades federais brasileiras para os estudantes do Norte do país.

O vice-coordenador da Regional Norte do Cograd é o professor Denilson Costa, pró-reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). O mandato da nova coordenação começa em 2021.

14/12/2020

Profa. Dra. Solange Ximenes, pró-reitora de Ensino de Graduação da Ufopa